sexta-feira, 22 de junho de 2018

Argentina apoia a inovação 


Brasileiros podem se aventurar em Buenos Aires PATRICIA KNEBEL/ESPECIAL/JC As startups brasileiras que quiserem se aventurar na América Latina podem começar a considerar a internacionalização a partir da vizinha Argentina. Depois de anos com uma política mais restritiva nessa área, as coisas começaram a mudar. 

O governo local passou a apoiar a criação de um ecossistema de inovação, como ao criar a Lei de Pymes, que incentiva as pequenas empresas por meio de redução de impostos e das burocracias, e o Academia BA Empreende, programa de capacitação gratuito em habilidades empreendedoras e métodos ágeis. 

Sem falar nas iniciativas voltadas para a incubação, busca de investimentos e programas de inovação social. Os resultados começaram a aparecer e, em 2015, a capital argentina foi eleita a cidade do empreendedorismo global. Buenos Aires é hoje um dos principais celeiros de startups de sucesso na região. 

Foi de lá que vieram empresas como Decolar.com, OLX e Mercado Livre - este é hoje o sétimo site de e-commerce mais acessado do mundo, e a plataforma de varejo líder em visitantes únicos nos 19 países onde atua. São empresas que nasceram na Argentina e que souberam entrar de forma agressiva no mercado brasileiro a ponto de quase serem confundidas como players locais. O governo brasileiro está atento a essa oportunidade (que tem como alinda ainda a proximidade geográfica) e quer incentivar esse intercâmbio. 

Tanto que começou pela Argentina o StartOut Brasil, programa que tem levado startups brasileiras para imersões em ecossistemas de inovação do mundo. A missão para o país vizinho foi uma espécie de projeto-piloto, deu certo e já encaminhou outras iniciativas similares para Paris e Berlim. 

As portas estão abertas.  

Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/mercado_digital/2018/06/634063-argentina-apoia-a-inovacao.html)

Nenhum comentário: