segunda-feira, 25 de junho de 2018


25 DE JUNHO DE 2018
L.F. VERISSIMO

Damir


Teve um juiz que deu um pênalti no primeiro minuto de uma decisão de Copa do Mundo, não me lembro quando. O juiz virou uma legenda. Parece que foi embalsamado em vida e está até hoje em exposição na sede da Fifa, como exemplo de coragem e autoconfiança para os outros. Mas nenhum outro juiz, que eu saiba, tinha seguido seu exemplo - até o recente jogo Japão x Colômbia, na Copa da Rússia. Ninguém dava pênalti ou expulsava jogador em começo de partida. 

Existia um período tácito de tolerância no qual um time aproveitava para impor sua autoridade sobre o outro em campo, pois o futebol, como se sabe, é 70 por cento intimidação. Os jogadores tinham uma licença para matar, ou pelo menos aterrorizar, o adversário nos primeiros minutos do jogo, sem risco de expulsão.

(Novos governos costumam merecer um privilégio parecido. Têm um período, que se convencionou ser de cem dias, para fazerem o que quiserem antes que comecem os protestos, as críticas da oposição - enfim, a vida normal. Nos seus cem dias de franquia, o novo governo pode propor medidas impopulares e lançar projetos polêmicos sem temer a reação do Congresso ou do público. Ou seja, entrar como um Tonhão no calcanhar do centroavante sem medo do apito do juiz.)

Damir Skomina, guarde este nome. Foi o juiz do jogo Japão x Colômbia. Um esloveno. Deram pouco destaque ao feito do Damir, na minha opinião o herói desta Copa até agora, junto com o Cristiano Ronaldo. Chutaram contra o gol da Colômbia e o Carlos Sánchez desviou a bola com a mão. Damir deu o pênalti. Fez mais, expulsou o Carlos Sánchez. 

O jogo tinha começado havia apenas dois minutos, mas Damir não hesitou. Apitou com a convicção dos puros de espírito. Os jogadores da Colômbia nem o cercaram para protestar. Cercaram, boquiabertos, para admirá-lo. Nunca tinham visto nada parecido. Por pouco não pediram seu autógrafo.

O Japão ganhou da Colômbia, apenas uma das surpresas da Copa, que incluiriam a vitória do México sobre a Alemanha, para encher nossos corações latino-americanos, a vitória de Senegal sobre a Polônia e o triste papel da Argentina, levando três da Croácia. Estou escrevendo antes do Brasil x Costa Rica. Acho que chega de surpresas.

L.F. VERISSIMO

Nenhum comentário: