sábado, 23 de junho de 2018


23 DE JUNHO DE 2018
PAULO GERMANO

O ALIENADO



Cara, eu amo Copa do Mundo. Nem tanto pelo futebol, mas pelo completo e absoluto sentimento de alienação que me arrebata.

Como é bom se alienar.

Pedi, como costumo pedir em Copas do Mundo, duas semaninhas de férias - portanto, estarei ausente do caderno DOC nos próximos dias - exclusivamente para desfrutar dos inquestionáveis benefícios desse evento mundano. Não vou viajar, não vou ler, não vou passear, vou é ficar vendo Panamá e Tunísia debaixo de um cobertor marrom no sofá da sala, engordando à base de aipim frito e chocolate e rosquinha e pudim, tecendo comentários idiotas sobre o cabelo do Neymar e ignorando solenemente o que de fato merece atenção neste mundo.

Alguém dirá que "enquanto você grita gol, eles te roubam", e eu mencionarei um edificante meme que vi no Twitter, porque hoje não citarei Freud nem Hobbes nem qualquer outro xaropão que adoro citar, vou apenas celebrar a alienação e a cultura inútil, então falarei desse belo meme que, prudentemente, dizia que "eles também te roubam enquanto você assiste àquela folha caindo da árvore no seu filme iraniano".

Portanto, permita-se, liberte-se, aproveite esta oportunidade para perder qualquer rastro de consciência política e social, porque, acredite, você precisa disso. Por duas semaninhas que seja. Eu preciso, o país precisa. Teremos daqui a pouco outra virulenta campanha eleitoral, mais um capítulo dessa interminável agitação que começou lá nas jornadas de 2013 - e aí vieram os protestos contra a Copa, as paralisações do setor público, a eleição de 2014, o processo de impeachment, os atos contra Dilma, os atos a favor de Dilma, o movimento Fora Temer, a eleição de 2016, a rebelião secundarista, as universidades ocupadas, as prisões do PT, as prisões do PMDB, a morte de Marielle, os levantes contra Lula, os levantes pró-Lula, a greve dos caminhoneiros, PELO AMOR DE DEUS, ALGUÉM ME DEIXA VER O DIABO DO JOGO ENTRE JAPÃO E SENEGAL!!!!!!

Porque não há quem aguente. Mais do que um respiro, a alienação é necessária em meio à fúria dos extremos, à difusão de mentiras, ao debate interditado e à estupidez de nossos líderes. Eu quero é o álbum de figurinhas, o cabelo do Neymar, outra goleada da Rússia, a torcida da Coreia, o golaço do Cristiano Ronaldo. E também quero, enfim, sentir um orgulhinho do Brasil. Porque a gente merece, ué.

Então, não me venha com intelectualidades agora. Sugiro uma churrascada para ver Alemanha e Suécia neste sábado, que tal? Daqui a duas semanas eu volto. Falando aquelas abobrinhas muito sérias de sempre.

PAULO GERMANO

Nenhum comentário: