segunda-feira, 11 de junho de 2018


11 DE JUNHO DE 2018
ARTIGOS

PARALISAÇÃONA EDUCAÇÃO?


A educação está parada. Bloqueando estradas, trancando pontes, travando caminhos. Não estou me referindo a nenhuma greve específica. Estou dizendo do grau de paralisia em que se encontra o ensino em nosso país. Quando a população perceber que com educação vamos mais longe do que com gasolina, as greves e lutas dos professores serão respeitadas. A educação é combustível para uma sociedade não viver em uma eterna estagnação.

Se a educação não estivesse paralisada, nós não veríamos faixas de pedido por intervenção militar em meio às manifestações. Não presenciaríamos filas em postos de gasolina com valores altíssimos para encher o tanque sem se preocupar se o outro tem o mínimo para se locomover. Aliás, não haveria também aquele que tenta furar a fila, ou mesmo as discussões ocasionadas pelos desrespeitos às leis e aos outros.

Se a educação não estivesse parada, possivelmente nem haveria tantos veículos poluindo e dificultando a mobilidade urbana, pois usaríamos transportes públicos de qualidade e meios mais sustentáveis de deslocamento. Não haveria também incoerência entre os altíssimos valores de impostos e a baixíssima reversão em serviços públicos.

Mas, se a educação não estivesse em paralisação, certamente continuariam os protestos e a luta por uma ampliação da cidadania, dos direitos e a busca por um país mais justo, digno e igualitário. Afinal, isso é fruto de um processo educativo crítico e integral. A maior inimiga da democracia é a ignorância. Ao invés de perdermos tempo acreditando que devemos lutar contra o socialismo, contra o liberalismo ou o capitalismo, acredito que nosso grande inimigo é o analfabetismo. Especialmente, o analfabetismo político.

Professor e mestre em Educação rschibelbein@gmail.com
RALPH SCHIBELBEIN

Nenhum comentário: