sábado, 23 de junho de 2018


23 DE JUNHO DE 2018
THAMIRES TANCREDI

Não passarão


Nem o cabelo do Neymar ou o gol espetacular do Philippe Coutinho. Quando se fala em Copa do Mundo, o assunto que tomou conta das timelines e grupos de WhatsApp ao longo da semana foi o vídeo em que um grupo de torcedores brasileiros na Rússia aparece cercando uma jovem loira, que visivelmente não entende nada de português, enquanto gritam ofensas em referência à genitália dela. Bastou as imagens começarem a pipocar para que as redes sociais se inflamassem em repúdio ao ato machista. Só para ter uma ideia, foram mais de 55 mil tuítes sobre o tema até o fim da tarde de terça-feira, segundo um levantamento realizado pela FGV DAPP. Uma verdadeira enxurrada de manifestações contra um ato sexista e misógino, que só revela o quanto a sociedade brasileira precisa evoluir quando o papo é machismo.

Depois de assistir às imagens com o estômago embrulhado, deu até um quentinho no coração ver tanta gente botando a boca no trombone. De celebridades como Ivete Sangalo e Astrid Fontenelle a pessoas comuns como eu e você, feministas ou não, muita gente fez questão de se pronunciar. E sabe o que isso significa? Que, cada dia mais, a hashtag #MachistasNãoPassarão extrapola o limite do virtual. A gente está aprendendo a expôr aquilo com que não concorda, a xingar quando precisa e a cobrar quando é cabível. 

Não ficamos mais quietinhas por pudor de acharem que somos barraqueiras. Estamos perdendo o medo de apontar o machismo e fazer ouvir a nossa voz. Não conseguimos mais nos calar, e é justamente essa soma de força e vozes que tem conseguido vitórias mundo afora - ou você acha que o aborto ter sido aprovado na Câmara Federal na Argentina não tem a ver com as mulheres gritando nas ruas, hein?

Machismo existe desde que o mundo é mundo. Entram nessa longa lista todas hashtags que têm por trás um movimento tanto espontâneo quanto organizado: #MeuPrimeiroAssédio, #ChegadeFiufiu, #MexeuComUmaaMexeuComTodas, #MeToo e por aí vai. A novidade é que não ficamos mais caladas e paralisadas diante de assédio, de desigualdade de gênero, de falta de equidade salarial e tantas outras demandas que todas nós conhecemos bem. E nem precisa ser feminista para isso.

Sabe do que mais? Não toleramos mais desculpinha esfarrapada para justificar machismo - como um dos brasileiros que aparecem no vídeo tentou nos enfiar goela abaixo para tirar o seu da reta. "Entrei de gaiato na história. Foi uma brincadeira de muito mau gosto. Lamento ter aparecido nisso, mas brasileiro, quando vê uma câmera, quer se meter na frente", afirmou o cara identificado apenas como Josué em entrevista à Folha de S. Paulo. Brincadeira, amor? 

Brincadeira para mim é pique-esconde ou amarelinha. Em entrevista ao Uol, outro dos torcedores flagrados nas imagens disse: "Somos pais de família, trabalhadores e vocês estão acabando com a vida da gente... Quem está brincando carnaval exagera um pouquinho na bebida e às vezes passa do ponto. Peço desculpas às mulheres que possam ter se sentido ofendidas, mas estão transformando um copo d?água em uma tempestade".

Falar da genitália de uma mulher não deveria ser engraçado para alguém que faz um uso mínimo de seu cérebro. Não foi só "mau gosto": foi assédio, sim, porque não precisa haver violência ou estupro para categorizar assédio. E, não, nossa reação não foi exagerada. Vamos combinar: se fosse uma brincadeirinha tão inocente assim, será que tantas mulheres se sentiriam ofendidas? Ouvir o que o outro tem a dizer nunca foi tão importante, ainda mais em tempos de discussões cada vez mais abertas como os que (felizmente) vivemos.

O que fica de lição, gurias? Precisamos parar de botar (ou deixar botarem) panos quentes em babada de macho, cada vez mais. E até em babadas nossas também, porque nenhuma mulher nasce desconstruidona e enxergando machismo em tudo, não é? Mas, principalmente, de nunca mais baixarmos a cabeça. Não somente porque a coroa cai, mas porque assim a nossa voz também não sai. E se acharem que estamos fazendo "tempestade em copo d?água"? Olha, chama Noé porque o dilúvio está a caminho. Machistas passarão cada vez menos.

THAMIRES TANCREDI

Nenhum comentário: