quinta-feira, 21 de junho de 2018


21 DE JUNHO DE 2018
ROSANE TREMEA

Dez anos



Uma frase martelou a semana inteira na minha cabeça. É do professor Flávio Comim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):

- Dez anos podem não ser nada na vida de um país, mas são muito na de uma pessoa. Ela ilustrava uma pesquisa do Datafolha mostrando que 62% dos jovens brasileiros iriam embora do país se pudessem. Entre os adultos, mais da metade daqueles com nível superior também sairia do Brasil para qualquer outro lugar.

Na mesma reportagem em que o professor era entrevistado, uma das personagens justificava a disposição para partir:

- Não faz sentido ficar só porque sou brasileira e não desisto nunca.

Essa vontade de pular do barco tem menos a ver com covardia - como aquela que fez o ex-comandante Francesco Schettino abandonar o navio Costa Concordia, no famigerado naufrágio de 2012, no qual morreram 32 pessoas, por exemplo - e mais com desesperança.

Talvez o Brasil até se ajeite em 10 anos. Quem duvida poderia dar uma olhada no que aconteceu em Portugal nos últimos tempos - nosso antigo colonizador, aliás, é um dos mais visados pelos brasileiros, que estão indo às pencas para lá para estudar, para empreender ou, simplesmente, morar. De um dos mais atingidos pela crise mundial de 2008, passou a ter sua recuperação invejada e estima reduzir o desemprego - um dos principais flagelos lá e cá, hoje em 7,3%, o menor nível desde 2004 - para 5,6% até 2020.

Talvez, como fez Portugal, o Brasil até se ajeite em 10 anos. Mas quantas esperanças terão sido destroçadas em 10 anos? Quantos jovens, sem alternativas de financiamento ou de acesso à universidade pública, terão deixado de chegar ao Ensino Superior? Quantos adolescentes, em colégios derrotados pela violência e por professores mal pagos, terão abandonado o Ensino Médio? Quantas crianças, de famílias desestabilizadas pela falta de trabalho e pela dificuldade de acesso, deixarão de sequer chegar à escola? Esses nunca terão a escolha de partir.

Nunca pensei em deixar o Brasil, nem por desesperança, nem porque sou brasileira e não desisto nunca, talvez um pouco por covardia. Acho que não teria coragem para recomeçar a vida numa terra que não é a minha, mesmo que tivesse condições para isso. Ir embora deveria ser resultado só de uma vontade, e não da falta de opção.

*Até o dia 16 de julho, David Coimbra escreve no Jornal da Copa, encartado nesta edição.

ROSANE TREMEA

Nenhum comentário: