quarta-feira, 20 de junho de 2018



20 DE JUNHO DE 2018
ECONOMIA

Copom deve decidir hoje pela manutenção da taxa de juro

NECESSIDADE DE IMPULSIONAR atividade pesará mais do que risco de inflação, dizem analistas
Leonardo Vieceli

Os olhares de analistas e investidores estarão voltados hoje para o desfecho da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Como a inflação ainda está em nível baixo, grande parte do mercado financeiro projeta que o encontro, iniciado ontem, terminará com a manutenção da taxa básica de juro em 6,5% ao ano, o menor patamar já registrado no país. A hipótese de leve elevação de 0,25 ponto percentual, nem mesmo cogitada até a greve do transporte, agora não é descartada.

- Esta não é uma reunião normal. As incertezas cresceram na economia nos últimos meses. Parte do mercado financeiro passou a apostar em alta no juro por conta da recente disparada do dólar. Apesar disso, as pressões do câmbio sobre a inflação continuam controladas. Por isso, a tendência é de que o Copom mantenha o juro em 6,5% - aposta Valter Bianchi Filho, sócio-diretor da Fundamenta Investimentos.

Na reunião anterior, em maio, os diretores do BC surpreenderam ao interromper o ciclo de 12 cortes seguidos na Selic. Também no mês passado, a greve dos caminhoneiros provocou elevação em preços cobrados por produtos como alimentos e combustíveis. Com isso, as previsões para a inflação passaram a sinalizar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais alto, mas ainda sugerem que o indicador seguirá sob controle.

Segundo a última edição do boletim Focus, divulgado pelo BC na segunda-feira, analistas do mercado financeiro subiram a estimativa para o IPCA, ao fim de 2018, de 3,82% para 3,88%. Caso a previsão se confirme, apesar do avanço, o indicador ficará dentro da meta do Banco Central, de 4,5%, com possibilidade de variar de 3% e 6%.

- A política monetária olha para a inflação. As projeções até mostram IPCA mais alto, mas ainda abaixo do centro da meta. Por isso, o Copom deverá manter a Selic em 6,5% - avalia a economista Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendências.

expectativa de manter

Selic influencia ibovespa

Além da inflação comportada, a retomada do Produto Interno Bruto (PIB) em nível aquém do esperado deverá fazer o Copom manter a Selic em 6,5%. O juro básico em patamar mais baixo é visto como instrumento de auxílio à reação da economia, já que a taxa é uma das referências para as linhas de crédito oferecidas a empresas que desejam ampliar investimentos e também para o comércio ou empréstimos em bancos.

- A possível manutenção da Selic em 6,5% é baseada na fraca recuperação do PIB. A economia do país não vai crescer em 2018 tanto quanto se esperava. Mas não se pode descartar surpresa com uma alta - sublinha Roberto Indech, analista-chefe da Rico Investimentos.

Ontem, a expectativa relacionada à decisão do Copom teve reflexos na bolsa de São Paulo. Ao longo da sessão, seu principal índice, o Ibovespa, passou a subir com o avanço das projeções de que a Selic permanecerá em 6,5%. Ao final do dia, com a influência do desempenho de bancos e da Petrobras, o indicador registrou alta de 2,26%, aos 71.394 pontos.

Depois da reunião de hoje, o Copom terá mais quatro encontros até o fim do ano. O próximo está marcado para 31 de julho e 1º de agosto, quando as chances de alta no juro são maiores por conta do possível crescimento de incertezas relacionadas às eleições, frisam analistas. A sinalização do Focus é de Selic em 6,50% ao ano em 31 de dezembro.

impactos em três frentes

Inflação

Se deixar a Selic em 6,5%, o Banco Central (BC) não deve demonstrar grande preocupação com a inflação agora, já que o indicador segue em nível comportado no país. Caso eleve a taxa, tentará conter o avanço de parte dos preços causado pela greve dos caminhoneiros.

PIB

Com a Selic em 6,5%, o BC seguirá na tentativa de incentivar retomada mais robusta da economia. O juro básico em nível mais baixo serve como instrumento de auxílio ao avanço do consumo e de investimentos de empresas, já que é uma das referências para as linhas de crédito. Se aumentar a Selic, indicará que, por conta da inflação, terá de encerrar os estímulos ao crescimento do PIB por meio do juro.

Câmbio

A recente disparada do dólar fez com que analistas projetassem alta no juro. Uma elevação na Selic serviria para conter eventuais impactos inflacionários causados pelo câmbio. Se o BC mantiver a taxa em 6,5%, indicará que os efeitos da moeda americana sobre a inflação não preocupam neste momento. Isso poderá causar pequena desvalorização do real no curto prazo, conforme economistas.

Nenhum comentário: