sábado, 16 de junho de 2018


16 DE JUNHO DE 2018
ARTIGO

AS EMOÇÕES

Agora, em 40 dias no Exterior, emocionei-me ao ver o que conhecia de longe. Em Berlim, o Memorial do Holocausto e o cemitério dos 20 mil soldados soviéticos mortos na libertação da cidade se juntam à emoção infinita do Pergamon Museum, com milhares de anos desfilando à nossa frente. A 40 quilômetros de Praga, o antigo campo de extermínio de Terezin tem hoje, lado a lado, a estrela de David e a cruz cristã nas valas comuns em que Hitler fez enterrar judeus, ciganos, comunistas, homossexuais, católicos e luteranos.

As emoções não se medem nem há maiores ou menores. Algumas, porém, florescem e passam a nos habitar. Senti-me assim ao visitar o número 263 da Rua do Canal de Prinzengracht, em Amsterdã. Ali, escondida com a família num anexo diminuto nos fundos da casa, sem sair à rua durante três anos, Anne Frank escreveu seu diário, iniciado a 14 de junho de 1942, dois dias após completar 12 anos. Estudava latim por correspondência, o que pode ter levado a Gestapo nazista a descobrir a família judia fugida da Alemanha e enviá-la ao extermínio. Além do diário, a casa-museu mostra dezenas de cartas em que a madura lucidez se soma à ternura da infância.

Como outros a meu lado, vi tudo isso quase aos prantos. Anne nasceu na Alemanha em 1929, a 12 de junho, no mesmo dia em que nasci no Brasil, anos mais tarde. Não me incorporei a ela pela data, mas na emoção de senti-la irmã.

Agora, as emoções se concentram na Copa do Mundo. As medíocres candidaturas a presidente e governador fazem esquecer o Brasil e, assim, o eixo da vida se desloca para a Rússia.

A TV mostra a beleza e exuberância de Moscou, São Petersburgo e outras cidades, Galvão Bueno fala "das grandes experiências russas na política do século 20" e me lembro de 1954, quando lá estive. Em plena Guerra Fria, contar dos palácios, museus, igrejas e parques ou do ensino dedicado à pesquisa científica era, no Brasil, "visão comunista" e pecaminosa.

Anos depois, fomos campeões do Mundo no futebol, os russos lançaram o Sputnik e Gagarin fez o primeiro voo espacial. Emoções diferentes, mas emoção enfim.

Jornalista e escritor - FLÁVIO TAVARES

Nenhum comentário: