terça-feira, 26 de junho de 2018


26 DE JUNHO DE 2018
+ ECONOMIA


SER SUSTENTÁVEL É DIFERENCIAL DO BRASIL

Carlo Pereira, secretário-executivo do Pacto Global da ONU, é otimista. Apesar da crise e de Donald Trump, avalia que empresas estão mais conscientes sobre suas responsabilidades sociais e ambientais. Ao falar no Tá na Mesa da Federasul de hoje, vai puxar as orelhas dos gaúchos: das 774 signatárias brasileiras do pacto, 27 são do RS - só 3,4%.

SUSTENTABILIDADE E CRISE

"Vemos o grande desafio das empresas, mas a sociedade está muito atenta para aspectos sociais e ambientais. Com crise, sem crise, há fragmentação de poder. Nas cem maiores empresas a mobilidade é pequena no último século, mas nos últimos 20 anos é gigantesca. Apesar da forte crise política e econômica, há vigilância muito maior da sociedade."

TRUMP E AMBIENTE

"Os EUA têm papel muito importante, mas a federação funciona muito bem, há Estados e municípios comprometidos com o Acordo de Paris. Passa imagem negativa para a agenda e para o mundo, mas prejuízo não é tão forte. O pacto nasceu com 20 empresas no Brasil em 2006. Hoje tem quase 800."

VANTAGEM COMPETITIVA

"O Brasil tem muita regulamentação em questões ambientais, sociais, de integridade e compliance. A fiscalização não é muito efetiva, mas em relação a arcabouço legal, é um dos países mais avançados. Empresas têm de lançar mão desses atributos para se posicionarem mundo afora. Já são sustentáveis, especialmente comparadas às de países como China e Índia, passam por crivos sociais e ambientais mais apertados e sérios. É um ativo que podemos estar não aproveitando. Sustentabilidade não tem de ser vista como custo. Deve ser vista como vantagem comparativa e transformada em vantagem competitiva."

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: