sexta-feira, 22 de junho de 2018


22 DE JUNHO DE 2018
GERAL

Como partir prevenido


Quando uma viagem é planejada, o turista raramente pensa em problemas que pode ter no passeio. Mas o imponderável pode acontecer, e, para estar preparado, a recomendação de especialistas é contar com um seguro-viagem.

O valor de cobertura das apólices é variável e, por isso, é recomendado avaliar os detalhes do contrato. Os seguros também oferecem auxílio em diversas áreas, como perda ou extravio de bagagens e assistência jurídica, explica o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RS), João Machado:

- Mesmo para países em que o seguro não é obrigatório, é de extrema importância viajar com um, já que a assistência médica fora do país costuma ser cara, e é bastante comum as pessoas apresentarem alguns problemas de saúde em viagens ao Exterior, como gripes devido às mudanças de temperatura e problemas intestinais pelos diferentes temperos, entre outros.

Há inúmeras opções de seguradoras e planos, que vão desde a cobertura de esportes radicais aos planos-família. A primeira questão a qual o viajante deve ficar atento, alertou Claudia Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é o tipo de contrato: existe diferença entre seguro-viagem (serviço no qual a operadora reembolsa despesas que o viajante tiver e que estejam previstas na apólice) e assistência­viagem (fornece rede conveniada para que o viajante utilize os serviços oferecidos no contrato sem precisar desembolsar o valor).

Nenhum comentário: