quarta-feira, 13 de junho de 2018


13 DE JUNHO DE 2018
RBS BRASÍLIA

SOFT POWER E A COPA Graça divina


A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) voltou a ser o foco das atenções e, como de costume, de forma negativa: foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga organização criminosa dentro do Ministério do Trabalho pasta que ela quase comandou. O grupo seria responsável por fraudar concessões de registros de sindicatos e, de acordo com a PF, a pessoa que controlava o setor foi indicada por Cristiane. 

Essa foi a segunda fase da operação, que a proibiu de entrar em contato com os investigados da primeira, como seu pai, Roberto Jefferson, um dos alvos, assim como o deputado Jovair Arantes (PTB-GO). O entorno dos dois principais grupos do partido nada mais é do que a realidade de outros ministérios, também loteados entre siglas que compõem o governo e usados como moeda de troca no jogo político. Em entrevista à coluna, há dois meses, Cristiane Brasil afirmou que foi uma graça divina não ter assumido o ministério, que iria procurar os gargalos e desagradar a muita gente. A PF está desvendando o que de fato foi montado no Ministério do Trabalho.

Quem vence uma Copa do Mundo garante para si, para os seus e para sua comunidade - Cafu não pôs o Jardim Irene no mapa ao erguer a taça em 2002? - glória, fama, (mais) dinheiro, estátuas, placas, honrarias, imortalidade. Ao vencedor não cabem apenas as batatas machadianas; torna-se um aristoi, tem direito a entrar em Walhalla. Vira mito. A conquista o faz distinto, pois não se é mais como os outros, que não conseguiram superar os obstáculos que ele, o vencedor, deixou para trás.

Vencer faz os outros quererem não apenas ser como quem vence, mas ser os próprios vencedores. É isso que um jogador qualquer da várzea imagina ao vestir a camisa do ídolo, como se ela pudesse infundir todas as qualidades sobre-humanas daquele. Quer-se ser Falcão, quer-se ser Neymar, embora sejamos apenas joões ou josés.

Essa distinção, ligada à ideia de ser possível gozar desse atributo mítico por simples associação de imagem, interessa aos Estados nacionais.

Se para o atleta a vitória é um fim em si mesmo, para os Estados nacionais ela e o esporte em si não passam de instrumento de inserção e promoção na sociedade das nações, na qual participar ou ter a capacidade de bem organizar um evento, ou quiçá de vencê-lo, pode colocá-los em outro patamar. A essa instrumentalização do esporte a ciência política denomina soft power.

Há quem diga que participar de uma Copa do Mundo é uma forma de um Estado nacional afirmar sua soberania, demonstrando sua existência e independência aos olhos do mundo, e que para ser Estado já não basta ter território, povo e governo, é preciso ter uma seleção de futebol.

Se é assim, que seja um timaço, como o foi aquele que o velho gaúcho de Ibirocaí montou e que consolidou o poder sedutor do escrete canarinho, goste o governo ou não.

O Ministério da Saúde confirmou que a compra de medicamentos para toxoplasmose só deve ocorrer no segundo semestre. E um deles, a espiramicina, só deve ser adquirido em outubro. Até lá, a responsabilidade é dos Estados e municípios. Para atender à demanda em Santa Maria, que sofre com um surto da doença, já foi feito até remanejamento de outras cidades e Estados.

O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, estará em São Borja no próximo dia 20, onde fará uma palestra. No dia seguinte, Ciro participa ao lado de Jairo Jorge (pré-candidato do partido ao governo gaúcho) de uma sessão solene na Câmara de Vereadores, em memória aos 14 anos da morte de Brizola.

A assinatura para a licitação das obras de ampliação do aeroporto de Passo Fundo deve ocorrer nesta sexta-feira, na cidade gaúcha. Com recursos de R$ 44,5 milhões do governo federal, a obra deve ser o maior investimento da União neste ano no RS.

A expectativa do presidente do MDB-RS, Alceu Moreira, é de que a partir da semana que vem se conclua a negociação com outros partidos em torno da eleição deste ano.

- Aí vai ficar clara a candidatura de Germano Rigotto ao Senado, que é o nome do partido - disse o deputado.

Advogado da União, consultor jurídico junto ao Ministério do Esporte na Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016 dytzpitagoras@gmail.com
PITÁGORAS DYTZ

Nenhum comentário: