quinta-feira, 14 de junho de 2018



14 DE JUNHO DE 2018
FURIOSOS E VELOZES

MÉTODO TENTATIVA HIERRO

ÀS VÉSPERAS DA ESTREIA, presidente da federação espanhola demite Lopetegui e chama ex-jogador para treinar a seleção

Furiosa com a decisão do treinador Julen Lopetegui de assinar contrato com o Real Madrid, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) foi veloz nas consequências: demitiu o técnico, faltando apenas dois dias para a estreia na Copa, e logo anunciou seu substituto, o ex-jogador Fernando Hierro, que começou a trabalhar ontem mesmo.

A surpreendente mudança foi uma resposta da entidade ao rompimento unilateral de Lopetegui, que no mês passado havia renovado com a seleção até 2020 e que, na terça-feira, havia sido anunciado como novo comandante do clube madrilenho após o Mundial da Rússia.

- Queremos agradecer a Julen por tudo o que fez. Ele é o grande responsável por estarmos aqui na Rússia (a Espanha classificou-se de forma invicta nas Eliminatórias da Europa). Mas nos vimos na obrigação de dispensar os seus serviços. Desejamos a ele a melhor sorte possível - declarou o presidente da RFEF, Luis Rubiales.

- Estou muito triste, mas desejando que a gente faça uma boa Copa e vença - disse Lopetegui aos jornalistas já no aeroporto (ele chega à Espanha hoje, e o plano do Real Madrid é apresentá-lo o quanto antes).

O dirigente deixou claro que a causa foi a decisão do treinador de negociar contrato com o Real Madrid sem avisar a entidade (que vai receber do clube a alta multa rescisória).

- As negociações ocorreram sem qualquer informação enviada à RFEF. Fomos informados apenas cinco minutos antes do anúncio oficial. Existe um jeito correto de proceder que precisa ser respeitado. Esta é uma mensagem a todos os funcionários da RFEF - destacou Rubiales.

Liderados por Sergio Ramos (Real Madrid), Piqué (Barcelona) e Iniesta (agora ex-Barça), jogadores resistiram à demissão, mas Rubiales reuniu-se com eles e definiu pela saída de Lopetegui.

- Estamos em uma situação muito difícil. É muito complicado. Não vou sentar aqui e dizer que foi a melhor solução - reconheceu o dirigente.

O substituto foi revelado poucas horas depois: Fernando Hierro, 50 anos, ex-zagueiro do Real Madrid e da própria seleção. Como jogador, ele conquistou três vezes a Liga dos Campeões e disputou quatro Copas: 1990, 1994, 1998 e 2002. Como treinador, tem experiência mínima: iniciou sua carreira em 2014 como assistente no Real Madrid e depois assumiu como técnico do Oviedo, da Segunda Divisão, na temporada 2016/2017.

- Temos de parar de pensar no passado e olhar para a partida contra Portugal (já é amanhã!). Não temos tempo para lamentar. Precisamos ser maduros. Devemos mudar nosso foco. Temos uma obrigação a cumprir - disse Hierro.

Nenhum comentário: