sexta-feira, 1 de maio de 2009



30/4/2009
Aventuras num mundo à beira de um colapso


A luz azul é o segundo livro de ficção da professora, psicoterapeuta e escritora Anna Sharp, que estudou Física e Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, à frente do Instituto Anna Sharp, oferece cursos e seminários, no Brasil e no exterior, voltados para o desenvolvimento pessoal.

Ela publicou, entre outros, os livros A empresa na era do ser; A vida tende a dar certo; Resgate de um casamento; Guia de peregrinação sagrada e Quem não trai? Todos foram publicados pela Editora Rocco.

Em A luz azul, a autora narra histórias sobre o caminho perigoso que o homem moderno escolheu seguir, mas sem deixar de apontar uma alternativa viável. A ação se passa no planeta Arret, esgotado e arrasado por catástrofes ambientais decorrentes de abusos impostos à natureza por seus habitantes.

A maioria da população segue preocupada com suas ambições e não enxerga o apocalíptico cenário que ela está criando. Em sua ficção, Anna mostra que a humanidade passou da era do fazer para a era do ter e que, agora, estaria entrando na era do ser.

Na trama do romance, o jovem protagonista Zul está prestes a mudar o quadro de caos e descaso de um mundo à beira do colapso e fará tudo para que os arretianos voltem a encarar suas reais necessidades e, sobretudo, as demandas alheias, redescobrindo o valor da solidariedade.

Zul, que antes de conhecer Ula, a jovem colorida, era fiel aos princípios dos Cinzas, os industrializados, acaba por ingressar na Pomme, uma empresa de pesquisa tecnológica que desenvolve o projeto Again, capaz de conduzir o planeta à quarta dimensão.

Em contraponto à atmosfera cinzenta e árida dos obcecados pelo lucro, ele vai nos descortinando um universo pleno de religiosidade, mitologia e lendas; vai se descobrindo, descobrindo o mundo e as melhores possibilidades para um futuro diferente. Para ele, no seio da mata, no fundo do oceano, dentro de casa, ou num punhado de areia, a vida pulsa de forma interminável.

Nada deixa de existir, apenas se transforma em mais tipos de existências únicas também criativas. Como se vê, não é pouco. Enfim, uma boa história para refletirmos sobre o consumo e o luxo desenfreado, sobre os abusos que estamos impondo à natureza. 136 páginas, R$ 24,50. Editora Rocco, telefone 21-3525-2001.

Nenhum comentário: