quinta-feira, 14 de maio de 2009


Jaime Cmenti

Uma carta e uma grande virada na meia-idade

O romance Uma Outra Chance Para a Felicidade, da jovem escritora e professora francesa Anna Gavalda, publicado em 1999, recebeu o prestigiado Grand Prix RTL-Lire de 2000, foi traduzido para 36 países e, juntamente com Enfim Juntos, romance da autora adaptado com sucesso para o cinema, colocou a autora como a autora francesa mais lida no mundo.

Muitos dizem que desde o surgimento da grande Françoise Sagan não tinha surgido uma garota mais simpática do que Anna. Em Uma Outra Chance Para a Felicidade, em cinco centenas de páginas, diferentes tipos de relacionamento são abordados na narrativa, centrada num protagonista de meia-idade que, aos 47 anos, depois de receber uma carta misteriosa, vai ter sua vida revirada para o bem.

Anna Gavalda nasceu em Boulogne-Billancourt, subúrbio de Paris, é professora universitária e vive com os dois filhos em Melun, Seine-et-Marne. No romance, o anti-herói, Charles Balanda - um bem-sucedido e atarefado arquiteto, sócio de um promissor escritório em Paris e casado com uma bela mulher, padrasto de uma adolescente inquieta - tem uma vida aparentemente ideal, mas que, vista de perto, não é tão perfeita quanto as aparências demonstram.

Numa festa na casa dos pais, onde ele descobre um envelope sem remetente, uma mensagem de duas palavras o mobiliza: Anouk morreu.

Charles esquece a festa, os pais, a mulher e instantaneamente se vê com menos de 10 anos, conhecendo o novo vizinho. Alexis Le Man, o estranho vizinho, mora apenas com a mãe, que é uma enfermeira que dorme de dia e trabalha à noite. Alexis faz sua própria comida e até ajuda a limpar a casa.

Depois de algumas semanas, Charles conhece, finalmente, a mãe do amigo: Anouk. Ela é muito diferente das outras mães e transforma a vida dos pequenos em aventura, com direito a passeios em lugares inusitados, encontro com pessoas exóticas e experiências que fazem a mãe de Charles proibi-lo de frequentar a casa vizinha.

Depois de décadas, Charles decide procurar Alexis e, então, deixando de lado sua vida aborrecida, passa a ganhar uma segunda chance para a felicidade. Encontra pessoas e uma razão para viver de forma mais intensa.

Grande contadora de histórias, Anna mostra que tem muito a dizer e sabe como, através de personagens marcantes e enredos envolventes. Tradução de Alcida Brant, 504 páginas, R$ 58,00, Editora Rocco, telefone 21-3525-2000.

Nenhum comentário: