sexta-feira, 31 de outubro de 2008



Jaime Cimenti
31/10/2008


Síntese de dois milênios de pensamento filosófico


Uma nova História da Filosofia Ocidental - volume l - Filosofia Antiga, de Sir Anthony Kenny, ex-presidente da British Academy, ex-pró-vice-chanceler da University of Oxford e atual presidente do Royal Institute of Philosophy, é o início de um projeto ambicioso.

A idéia é sintetizar mais de dois milênios de pensamento filosófico e vivificar as grandes mentes do passado. Kenny é um dos mais influentes pensadores da atualidade e nos oferece uma visão particular da filosofia ao conectar em uma única e acessível narrativa as várias escolas e idéias dos períodos antigo, medieval, moderno e contemporâneo.

O resultado dessa conexão é Uma nova História da Filosofia Ocidental, cujo primeiro volume foi lançado há poucos dias no Brasil.

Kenny já recebeu vários títulos de doutor honoris causa e escreveu muitos livros sobre filosofia da mente, filosofia da religião e história da filosofia, incluindo trabalhos populares e densos.

Publicada originalmente pela Oxford University Press, a obra tem uma organização inédita, com a apresentação do conteúdo de forma transversal, permitindo uma abordagem original da temática. No primeiro dos quatro volumes, o autor narra os séculos iniciais da filosofia e seu florescimento no mundo mediterrâneo antigo. Começa por um passeio cronológico por fatos do conhecimento - Platão e sua caverna de sombras, a ética de Aristóteles, a Cidade de Deus de Santo Agostinho, entre outros.

Para Kenny, a filosofia não trata de acumular informações, mas do entendimento, isto é, de organizar o que se conhece. Ele aprofunda tópicos nos quais acredita que ainda temos a aprender com nossos predecessores da Grécia clássica e da Roma imperial. Kenny estabelece, assim, as conexões necessárias entre o que cada filósofo pensava e examina o desenvolvimento da lógica e da razão, as idéias da antigüidade sobre física (por que as coisas acontecem), metafísica e ética e os primeiros conceitos sobre alma e Deus em uma análise crítica que nos ajuda a entender os pontos fortes e fracos de cada sistema filosófico.

Enfim, a obra realiza, com brilho, uma aproximação do leitor contemporâneo com os grandes filósofos do passado.

Malcom Schofield escreveu na Londo Review of Books: "Este genial e acessível livro apresenta e analisa com exemplar lucidez as mais importantes idéias e argumentos com os quais os antigos filósofos contribuíram para a maior parte das questões filosóficas.

A amplitude e beleza de seus inesperados exemplos são o triunfo do livro". Tradução de Carlos Alberto Bárbaro, 400 páginas, R$ 56,00. Edições Loyola, telefone 11-6914-1922.

Nenhum comentário: