Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
29 de outubro de 2008
N° 15773 - PAULO SANT’ANA
Sobre engarrafamentos
Recebi de dois secretários municipais esclarecimentos sobre as colunas que tenho escrito a respeito de engarrafamentos nas vias de Porto Alegre:
“Prezado Sant’Ana. Em relação à coluna de hoje, 28, encaminhamos os esclarecimentos necessários para o melhor entendimento das questões de mobilidade em Porto Alegre e os projetos da administração municipal para o enfrentamento dos problemas apontados, sendo desnecessária qualquer alusão à figura do prefeito reeleito José Fogaça.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a dinâmica da cidade, produzida pelas atividades econômicas, constitui-se em fato absolutamente distante de qualquer ingerência do poder público municipal.
Trata-se, portanto, de relação de ordem privada entre empregadores, empregados e consumidores/usuários, embora a atual gestão não se exima de promover um diálogo propositivo com os vários segmentos, no sentido de minimizar os impactos na vida da cidade (é uma alusão sobre a proposta do colunista para que se modifiquem os horários de funcionamento dos serviços públicos e particulares).
No caso específico de Porto Alegre, ficou ainda mais evidenciada, no recente processo eleitoral, a necessidade de se promoverem melhorias em termos de circulação e mobilidade, sendo que a nossa proposta contempla a execução de 15 obras viárias de impacto para a solução dos problemas já amplamente conhecidos.
É evidente também a necessidade de melhoramentos na circulação da Terceira Perimetral, assim como a racionalização do transporte coletivo por ônibus, reduzindo-se os impactos ambientais e principalmente urbanísticos que hoje caracterizam as ruas e calçadas do Centro, produzindo desconforto e insegurança aos usuários e pedestres.
Por outro lado, já está em operação há pouco mais de 40 dias a Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade, coordenada pela EPTC, que possui 13 câmeras instaladas em 12 cruzamentos críticos de vias estruturais, com o objetivo de antecipar necessidades de alteração dos tempos dos semáforos para evitar o acúmulo de veículos nos cruzamentos.
O uso intensivo de tecnologias permite ações rápidas quando de ocorrências nas vias e particularmente nos cruzamentos. Apreciaríamos sua visita para conhecer de perto esse avanço em termos de monitoramento do tráfego.
A prefeitura tem inovado também na busca de alternativas visando ao transporte sustentável, como é o caso do Plano Diretor Cicloviário, em tramitação na Câmara de Vereadores, e que identifica 450 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas a serem construídos em Porto Alegre.
Ainda no mês de novembro, será entregue a primeira ciclovia prevista no plano, que está sendo finalizada, juntamente com a duplicação da Avenida Diário de Notícias, como contrapartida ambiental pela construção do BarraShoppingSul.
A busca de recursos na forma de contrapartidas de empreendimentos vai permitir à prefeitura ampliar os investimentos necessários para a implantação da rede de ciclovias, como deverá ocorrer em breve na Avenida Ipiranga, com a construção de uma ciclovia até o campus da PUC. Além disso, no orçamento de 2009 já foram alocados recursos suficientes para construir cerca de 18 quilômetros de ciclovias identificados como prioritários no plano.
Cabe destacar ainda os esforços empreendidos para qualificar o transporte público, seja pela implantação da bilhetagem eletrônica, seja pela integração de todos os modais de transporte de Porto Alegre e da Região Metropolitana – aí incluídos o trensurb e a futura linha 2 do metrô –, seja ainda pelas melhorias expressivas representadas pela implantação do projeto Portais da Cidade, um novo sistema de circulação e transporte para o centro da cidade.
Por fim, julgamos importante ressaltar que as melhorias no trânsito não resultam apenas das iniciativas do poder público, mas de um somatório de fatores que passam pela cooperação da sociedade, por ações de educação e conscientização de motoristas e pedestres, em uma convergência de propósitos para que a cidade avance na conquista de uma melhor qualidade de vida.
Certamente é isso que todos almejamos.
Sempre atentos às tuas observações e colaborações, ficamos à disposição para outros esclarecimentos que julgares necessário. (ass.) Virgílio Costa – secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, e Luiz Afonso Senna – secretário municipal de Mobilidade Urbana/EPTC”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário