Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
Jaime Cimenti
O brasil vai chegar lá?
No XIX Fórum Nacional de 2007, a questão central foi: o Brasil está em condições de sustentar, no curto prazo, a expansão econômica de 5% ao ano, além de elevá-la gradualmente até atingir o alto crescimento, ombreando-se, neste aspecto, aos outros grandes emergentes? O alentado volume Chegou a vez do Brasil?
Oportunidade para a geração de brasileiros que nunca viu o país crescer, elaborado a partir do XIC Fórum e organizado por João Paulo dos Reis Velloso e Roberto Cavalcanti de Albuquerque, apresenta os pronunciamentos, estudos, depoimentos e debates sobre essa importante pergunta, analisada em seus muitos e complexos desdobramentos.
As cinco grandes partes do livro tratam de caminhos para o alto crescimento; iniciativa, criatividade, oportunidade, idéias-força do desenvolvimento; exame do bloqueio fiscal e questão da previdência como obstáculos ao crescimento; obstáculos ao alto crescimento e à infra-estrutura e à estratégia moderna de desenvolvimento e salto de competitividade em bioenergia, biotecnologia e bioquímica.
Os textos são de autores conhecidos, como Luis Alberto Moreno (presidente do BID), Guido Mantega, Dilma Rousseff, Tasso Jereissati, Aloizio Mercadante, Jorge Gerdau Johannpeter, Alberto Dines, Marcílio Marques Moreira, Paulo Bernardo Silva, Henrique Meirelles, Affonso Celso Pastore, Luciano Coutinho e Benedicto Fonseca Moreira, entre outros. João Paulo dos Reis Velloso foi ministro do Planejamento de 1969 a 1979.
Atualmente, ele coordena o Fórum Nacional e preside o Inae (Instituto Nacional de Altos Estudos) e o IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). Roberto Cavalcanti de Albuquerque dirige o Inae, foi secretário de Planejamento da Presidência da República e é superintendente do Ipea, além de ser professor da Universidade Federal de Pernambuco.
Questões essenciais como o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Lula, o Projeto de Brasil do Fórum 2006, a Amazônia, a biodiversidade, a inserção internacional do Brasil com ênfase na inovação e na economia do conhecimento, as mazelas fiscais e previdenciárias e outras são analisadas, interpretadas e debatidas com a profundidade merecida, por grandes professores e especialistas.
Em síntese, os trabalhos demonstram que o XIX Fórum voltou-se para propostas concretas no sentido de que o Brasil entre, para valer, na rota do crescimento e do desenvolvimento.
Milhões de brasileiros ainda não tiveram oportunidade de ver o País crescer em níveis semelhantes aos de outros países em desenvolvimento.
Segundo o texto de apresentação do livro, o XIX Fórum se caracterizou principalmente por três coisas: alto nível dos participantes, importância dos temas abordados e questões levantadas e projetos concretos apresentados ao governo e à sociedade. 742 páginas, R$ 85,00. José Olympio Editora, telefone 21-2585-2070.
jcimenti@zaz.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário