sábado, 23 de novembro de 2019



23 DE NOVEMBRO DE 2019

ESPIRITUALIDADE

O QUE APRENDI COM O SILÊNCIO

Escrevi um livro que foi solicitado por um de meus editores. Ele deu ao livro o título de Zen: o que Aprendi com o Silêncio.

Era para ser com textos sobre momentos Zen - momentos na vida em que algo nos faz despertar. Não era para ser autobiográfico. Deveria ser impessoal. Entretanto, quando comecei a tocar as teclas do computador, histórias da minha experiência foram surgindo. Algumas alegres e leves, outras tristes e pesadas. Movimento incessante de transformações tem sido a minha experiência humana. Ensinamento de Buda: nada fixo, nada permanente. Ao querer pegar ou segurar qualquer experiência, qualquer instante, percebemos que é impossível.

Memórias se desfazem como nuvens no céu. O que é a verdade?

Tenho procurado pela verdade, sabedoria, compaixão e justiça social há muito tempo. Algumas vezes consegui certa clareza. Noutras, tudo se embaralhou novamente. Quem sou? O que é o ser humano? O que é a mente humana?

Mais do que lutar contra aspectos de mim mesma, mais do que fazer guerras contra situações da existência, brigar comigo mesma ou com outras pessoas, querer vencer as dualidades, aprendi que é preciso perceber que nada obstrui o Caminho da Libertação.

Mas é preciso ter fé - uma das cinco virtudes no Zen. As outras quatro são vigor ou determinação, mindfullness ou plena atenção, zazen ou meditação e, sabedoria ou clareza mental com discernimento correto e leveza plena de ternura por todos os seres.

Fé não pode nos ser dada por outras pessoas nem por nós mesmos. A fé é quando todo seu ser, todo seu corpo mente se torna fé. A fé está ligada diretamente com o fruto da iluminação. Fé na sabedoria perfeita é a manifestação da própria sabedoria perfeita, da clareza, da penetração no samadhi dos samadhis - onde o eu e o todo se mesclam e se reconhecem semelhantes, iluminados.

O fruto da iluminação é a fé. Um grande mestre chamado Nagarjuna (Índia, século 2) escreveu que fé é a entrada no oceano do Darma. Oceano do Darma é o oceano da Lei Verdadeira, dos ensinamentos corretos e sagrados. "Quando a fé é obtida, há a realização de Budas Ancestrais" (Mestre Eihei Dogen, Japão, 1200-1253, fundador da Ordem Soto no Japão).

Algumas pessoas consideram erroneamente que não há fé no Zen Budismo. Outras acham que fé é um sentimento inferior à sabedoria perfeita. Nos ensinamentos de Mestre Eihei Dogen, a fé e a iluminação interpenetram uma a outra, ou seja, sem uma a outra não tem sentido. Zazen, a prática da meditação sentada, exige fé pura. Fé no apenas sentar, conforme transmitido há mais de 2,6 mil anos.

Apenas sentar é penetrar o silêncio que tudo revela, assim como é. É a experiência total do momento presente. Corpo mente transcendidos e corpo mente vivos, ativos. Dualidade e unidade interpenetrando, sem obstaculizar uma a outra.

Você tem fé na mente? E o que é a mente?

Silencie suas ideias e conceitos, a trama de pensamentos inúteis. Encontre a essência da mente e se liberte de apegos e aversões.

O que você poderá aprender com o silêncio?  Só há uma maneira de saber: o grande silêncio. Mãos em prece

MONJA COEN

Nenhum comentário: