quarta-feira, 13 de novembro de 2019



13 DE NOVEMBRO DE 2019
TE MOSTRA RIO GRANDE

Empresa cria app de fidelização e impulsiona comércio em Erechim

MyClub devolve aos consumidores parte do dinheiro gasto para que utilizem o valor em estabelecimentos parceiros da iniciativa

O contador Bruno Costa, 31 anos, era daqueles especialistas em acumular milhas e pontos em programas de vantagens. Com o hábito, viu espaço para uma alternativa mais simples, um sistema que garantisse outras vantagens aos usuários e - por que não? - ajudasse o consumidor a fechar as contas no fim do mês. Oportunidade de mercado identificada, transformou a ideia em negócio com cinco sócios em Erechim. Criou o aplicativo de fidelização MyClub que, em dois anos, tem 25 mil usuários em sete cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

- Os consumidores podem ganhar dinheiro fazendo o que já fazem normalmente, que é comprar, sem ter que investir nenhum centavo - diz Costa.

A ideia funciona assim: o usuário vai à loja, escolhe um produto e, na hora de pagar, avisa para o caixa que tem conta no MyClub. Então, a loja lança a transação no app. A cada compra, o consumidor recebe parte do valor de volta - para ser utilizado apenas em estabelecimentos parceiros do aplicativo. Costa explica que o app incentiva os usuários a montarem clubes: quem convida amigos para participar garante mais uma vantagem.

- É o que se chama de double cashback. Os usuários devem ser convidados por alguém que já faz parte do MyClub para participar do app. Sempre que um usuário consome, o amigo que o convidou também ganha reais em compras nos estabelecimentos - explica Costa.

Para participar, os estabelecimentos pagam uma comissão para o MyClub quando vendem, que é repartida entre app, usuário e amigo que indicou. Para as lojas, as vantagens são fidelizar o cliente, estimular a busca de vantagens e organização financeira. Segundo Costa, o sistema aumenta vendas, valoriza o comércio local e aproxima consumidores e comerciantes:

- Tudo foi pensado para fomentar o consumo, esticar o bolso dos nossos consumidores. Sem limites de acúmulo, sem limites de utilização e sem prazo para utilizar.

Liriana Marcolin administra uma das lojas parceiras do MyClub e incentiva a ideia desde o início:

- O aplicativo fideliza os clientes, eles nos procuram. É retorno financeiro, a pessoa não gasta nenhum centavo a mais com isso.

Em dois anos, mais de R$ 35 milhões em vendas foram lançados no app, que devolveu R$ 1 milhão para que os usuários usassem nos estabelecimentos parceiros. O impacto da adesão dos usuários fica evidente nos projetos de expansão da empresa. Em 2020, o objetivo é iniciar a operação em mais 30 cidades, em todo o país, por intermédio de franqueados. Costa garante que persistir é o segredo para colocar boas ideias em prática:

- Empreender não é fácil, na verdade, existem vários erros. A gente erra bastante, mas do erro é que vem o aprendizado.

Entenda

Como funciona o cashback: consumidor recebe de volta uma parcela do valor gasto em compras. Como funciona o double cashback: consumidor recebe duas vezes o valor de volta. Quando faz uma compra e quando um amigo, que ingressou na plataforma a convite dele, faz uma compra.

Mais sobre o MyClub

• O que é: aplicativo que devolve parte do valor da compra dos consumidores, em reais, e que permite que usuário receba também parte da compra dos amigos que convidar.

• Cidade: Erechim

• Fundação: 2017

• Responsável: Bruno Costa, 31 anos, contador

• Número de colaboradores: 13

• Onde já chegou: o aplicativo está presente em sete cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. São mais de 25 mil usuários.

A série Te Mostra, Rio Grande é uma iniciativa do Grupo RBS para valorizar ainda mais a forte raiz empreendedora gaúcha. Serão apresentadas 12 iniciativas de quem constrói e contribui para o nosso Estado. A série tem apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Assembleia Legislativa.

MARIA EDUARDA ELY

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