sexta-feira, 15 de novembro de 2019


15 DE NOVEMBRO DE 2019
MARTA SFREDO

Campo dos sonhos

A ideia do Moinhos 1903, primeiro hotel temático de clube de futebol no Brasil (leia mais na página 34) surgiu assim que o diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho, soube que haveria um DoubleTree, da rede Hilton, no Pontal, na orla do Guaíba.

- É uma primeira experiência. Se a ideia for tão boa e rentável quanto imaginamos, por que não fazer uma rede? - cogita Juliano Melnick, diretor da Melnick Even, sócia do projeto.

Poderão ser erguidas unidades no Interior e em outros Estados. Caso se concretize, seria o passaporte para a Melnick Even atuar além do Mampituba. A empresa já está em 10 cidades gaúchas. Um dos testes terá estratégia inédita: foram montadas equipes de venda nos consulados do Grêmio de cidades gaúchas. A ambição é negociar ao menos metade das 600 cotas antes do final do ano. O valor geral de vendas (VGV) é projetado em R$ 100 milhões.

SC sobe, RS desce

Não é só impressão sua: o melhor momento da economia de Santa Catarina, em relação à do Rio Grande do Sul aparece nas estatísticas. Conforme dados regionais divulgados ontem pelo IBGE, enquanto o Estado vizinho ganhou 0,1 ponto percentual de participação no PIB nacional, tivemos perda equivalente.

Mais complexo é o detalhamento dos motivos: conforme o IBGE, a agropecuária teve a principal influência no recuo gaúcho, por diminuição nos preços de soja, milho e arroz.

Ainda segundo o IBGE, a fatia do RS também encolheu dadas as reduções nos segmentos de refino de petróleo na fabricação de produtos químicos orgânicos e inorgânicos. A produção de máquinas e equipamentos e atividade de construção tiveram alta, mas não foi suficiente para compensar os demais efeitos.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: