CAMPO e lavoura - Novos contornos à Porto Alegre rural
Se tudo sair como o planejado, a Porto Alegre rural ganhará novos contornos no mapa. Uma das propostas apresentadas durante a disputa eleitoral pelo agora prefeito reeleito Sebastião Melo diz respeito à ampliação da área, por meio da revisão do Plano Diretor. Atualmente, a zona de produção agropecuária corresponde a 8,2% do território do município. É a terceira maior entre as capitais brasileiras.
O aumento previsto viria da inclusão do território da Extrema, na Zona Sul. A revisão também deve tornar integralmente rural uma propriedade hoje classificada como parte rural, parte urbana. Em entrevista ao Campo e Lavoura da Rádio Gaúcha durante a disputa do 1º turno, Melo explicou:
- No plano de diretor, estamos trabalhando para fazer os recortes nessas áreas, tornam-se totalmente rural. E o segundo (ponto) é estender a área rural para o lado da divisa com Viamão, lá no Cantagalo, que na minha avaliação é rural.
Outra questão considerada importante pelos produtores de Porto Alegre é coibir os loteamentos irregulares. Entre as ações já desenvolvidas, Melo citou a criação de força-tarefa. E propôs "uma política de monitoramento mais avançada", com "mais tecnologia, mais drones, mais fiscalização".
- O loteador vende uma área que não tem condições, é fronteira com a agrícola, e, depois, esse assunto acaba caindo no colo da prefeitura. E para o desenvolvimento rural da cidade é cruel - afirmou o então candidato à reeleição. _
Cardápio cheio de novidades
Um cardápio cheio de novidades foi preparado e está pronto para ser servido, a partir de amanhã, na edição deste ano do Universo Pecuária, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul - das 8h às 22h.
O evento que segue até domingo combina palestras com experiências, agricultura familiar, troca de informações, experiências e, neste ano, agrega uma via gastronômica e cultural. A novidade completa o circuito da produção à mesa, dando uma prova do sabor que vem da atividade.
- Além da produção de alimentos e serviços ambientais, o Universo Pecuária vem mostrar que o campo também é alicerce para cultura, educação, turismo e gastronomia - destaca Davi Texieira, diretor-geral do evento. _
Enólogo do ano vem dos Campos de Cima da Serra
Foi em meio a uma imersão de qualificação na Itália que André Donatti recebeu a notícia de que havia sido escolhido enólogo do ano. A homenagem é feita pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), e o anúncio foi feito na sexta-feira, em um jantar de confraternização.
Por meio de uma videochamada, o presidente da entidade, Ricardo Morari, informou ao premiado sobre o reconhecimento.
Formado em Química pela Universidade de Caxias do Sul, graduado em Gestão de Produção Industrial pela Uninter e Sommelier Internacional pela UCS-FISAR, Donatti é enólogo- chefe, responsável técnico e gerente-geral da Vinícola Campestre, de Vacaria, onde atua há 15 anos. _
Gaúcho em dupla campeã de reality
É de Vacaria, na Serra, o integrante da dupla vencedora do reality show de mecânicos agrícolas Master Mechanic. Anderson Rodrigues formou time com Darlon Mota, de Patos de Minas (MG), levando o título da 2º edição da competição organizada pela Massey Ferguson.
Com foco em máquinas de alta tecnologia, o programa, exibido no canal da marca no YouTube, destacou a capacidade dos profissionais em interpretar e entender a tecnologia das máquinas. _
"Temos uma seleção de grandes enólogos que merecem o nosso respeito e admiração.
Ricardo Morari - Presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário