segunda-feira, 28 de outubro de 2024


28 de Outubro de 2024
ELEIÇÕES 2024

ELEIÇÕES 2024

Candidato do PL venceu por pouco mais de 6 mil votos uma eleição marcada por fortes acusações de um lado e de outro. ?Espero que não haja terceiro turno?, declarou o mandatário eleito, que prometeu muito diálogo com o governo estadual e o federal

Faltava um minuto para as 18h quando os correligionários de Airton se permitiram comemorar a vitória no comitê da campanha. Com pouco menos de 8% das urnas a serem apuradas, uma virada seria improvável. Aplausos, gritos, abraços e muito barulho tomaram conta da esquina da Dr. Barcellos com a Coronel Vicente, no centro da cidade. Carro de som no volume máximo. Provocações ao derrotado e a partidos da esquerda deram o tom do festejo.

Como de costume, Airton passou a contagem dos votos em casa, dormindo. Só perto do resultado final se juntou à família. Em uma cidade dividida, o eleito prometeu governar para todos:

- Quero deixar um legado de honestidade e transparência. Vou fazer um governo que dá resultado. Quero fazer um governo que satisfaça os anseios da sociedade. Quero tirar Canoas das páginas policiais e colocá-la nas páginas das boas notícias.

Em entrevista coletiva, afirmou que melhorar os índices na educação e na saúde será a sua prioridade. Ele também espera que os dois meses de transição sejam pacíficos:

- Espero que não tenhamos um terceiro turno. Que o que passou, passou. Vamos ter muito diálogo com os governos estadual e federal. Logo após a apuração, Jairo Jorge tentou contato com o vencedor, através de ligações e mensagem, mas não obteve retorno. O candidato do PSD comentou:

- Respeito o resultado das urnas, sou um democrata. Vou trabalhar até 31 de dezembro para a cidade avançar. Temos que respeitar a decisão. Airton disse que não atendeu a ligação por estar em outra chamada naquele momento. Quando tentou retornar, Jairo discursava para seus correligionários.

Nova estratégia

O resultado do primeiro turno surpreendeu as pessoas mais ligadas ao candidato. Imaginava-se que Airton ficaria atrás de Jairo Jorge e arrancaria na reta decisiva da eleição. A vantagem na primeira parte do pleito, não prevista em nenhuma pesquisa interna, criou uma nova estratégia para as três semanas extras de campanha. A meta era de administrar a vantagem conquistada.

O material eleitoral de Airton ficou mais moderado. Se antes o jingle batia diretamente no atual prefeito, no segundo turno passou a ser mais suavizado. A identidade visual ganhou nova roupagem, adotando uma abordagem mais light. O slogan também foi alterado. Saiu o "A gente merece respeito" e entrou o "Vamos junto mudar Canoas".

Airton evitou confrontos. Optou por não participar de nenhum debate. A tática serviu para evitar ataques do oponente. A candidatura foi chamada de "Kinder Ovo" por Jairo: a investida queria dar evidência ao fato de que, segundo a campanha do candidato do PSD, o rival do PL poderia não assumir o cargo, após ser condenado em três instâncias por improbidade administrativa, com a perda da função pública e dos direitos políticos, além de ter de devolver R$ 5 milhões aos cofres públicos. A surpresa seria um vice sem experiência ter de assumir. Para a Rádio Gaúcha, Airton disse não temer uma possível cassação.

- Não temo ser cassado. Estou tranquilo. Quem perde sempre vai querer encontrar uma forma de obter outro resultado, mas estou seguro.

O prefeito eleito reforçou que 71% dos canoenses optaram por outros candidatos e demostraram seu descontentamento com o atual mandatário, afastado do cargo duas vezes devido à Operação Copa Livre, investigação envolvendo contratos que somavam R$ 66,7 milhões. Foram, ao todo, 493 dias em que Jairo ficou longe do Paço Municipal.

Airton ganhou o apoio de três concorrentes vencidos no primeiro turno. Beth Colombo (Republicanos), ex-vice de Jairo, e Márcio Freitas (PRD) pediram votos pelas ruas. Campiol (Novo) não fez tanto, mas também indicou a seus eleitores a preferência pelo oposicionista. Assim, Airton conseguiu administrar a vantagem conquistada em 6 de outubro e, a partir de janeiro, Canoas terá um prefeito inédito. _

Valter Junior

Nenhum comentário: