sexta-feira, 11 de outubro de 2024


11 de Outubro de 2024
ELEIÇÃO MUNICIPAL- Carlos Rollsing - 
Fábio Schaffner

ELEIÇÃO MUNICIPAL

Horário eleitoral gratuito retorna hoje; saiba o que esperar em Porto Alegre. A propaganda eleitoral em rádio e TV será retomada hoje nas cidades onde haverá segundo turno. Em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), agora com tempos iguais, traçaram estratégias distintas.

No caso de Melo, o foco das peças permanece em destacar realizações do primeiro mandato e apresentar propostas para os próximos quatro anos. O emedebista terá 36 segundos a menos do que dispôs no primeiro turno, quando a ampla coligação garantiu a ele o maior tempo.

- Encontramos um tom que teve boa aceitação, sentimos isso pelas pesquisas qualitativas. Vamos continuar resgatando a memória dos porto-alegrenses para as entregas, em linha propositiva - diz Luiz Otávio Prates, coordenador-geral de comunicação da campanha.

A equipe de Melo avalia que o segundo turno, de enfrentamento direto entre os dois finalistas, é adequado para a demarcação de diferenças com a candidatura adversária. Isso será explorado nos programas de TV e rádio que irão ao ar a partir de hoje.

- É relevante evidenciar as diferenças. O nosso projeto é o da liberdade econômica, da redução de imposto e da suspensão do aumento do IPTU. Do outro, um projeto estatista, de máquina inchada e criação de estruturas públicas - afirma Prates.

Ele diz que as estratégias podem ser reavaliadas, mas a ideia para a largada do segundo turno é manter os programas sem depoimentos de lideranças políticas nacionais ou nomes históricos do MDB gaúcho. A avaliação é de que Melo é conhecido da população e não precisa ser apresentado.

- Vamos seguir mostrando o povo e valorizando os predicados do Melo trabalhador, popular e comunitário. O homem do chapéu de palha e da bota suja - comenta Prates.

O entendimento da campanha é que, dentre os motivos que levaram o prefeito a alcançar 49,72% dos votos válidos no primeiro turno, um deles foi a linguagem da propaganda eleitoral, com elogiados jingles.

- Estamos no caminho certo - diz o coordenador-geral de campanha, André Coronel.

Humanização

Já no caso de Maria do Rosário, a humanização das propostas, dando rosto e voz aos problemas da cidade, será o eixo central da propaganda.

Enquanto Melo dispunha de 5min36s de programa no primeiro turno, Rosário tinha 2min19s. O prefeito ainda exibiu 1.650 inserções de 30 segundos cada, ante 686 da petista.

Com mais tempo para detalhar cada assunto, a ideia é trazer a população para a propaganda, com depoimentos de quem enfrenta deficiências nos serviços públicos no dia a dia. Outro incremento será uma liberdade maior para Rosário dar um enfoque pessoal a cada fala.

- Não vamos mais só falar em abrir quatro policlínicas. Vamos mostrar pessoas que receberam telefonema para exame quando já era tarde demais. Também vai ter mais coração. A Maria vai incrementar cada proposta com a experiência dela de mulher, mãe e professora. Ela conta melhor a história e isso gera empatia - afirma o marqueteiro da campanha, Halley Arrais.

Com o desafio de praticamente dobrar os 26% dos votos obtidos no primeiro turno, Rosário também irá elevar o tom das críticas. A candidata vai repetir com mais ênfase as denúncias de corrupção na Secretaria de Educação, no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e no Hospital da Restinga, salientando melhorias que poderiam ser feitas pelo governo com o dinheiro supostamente desviado.

Outro foco será a vinculação de Melo com Bolsonaro, personagem ausente da campanha do emedebista até agora. O comitê ainda estuda a forma de trazer Bolsonaro para eleição, mas o objetivo é buscar o eleitor que votou no presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 e agora optou por Melo.

A vinda de Lula à Capital, na próxima semana, na reabertura do aeroporto Salgado Filho, também será aproveitada para gravação de uma participação na propaganda. _ Candidatos que disputam o segundo turno terão tempos iguais no rádio e na TV. Sebastião Melo deve seguir destacando realizações, porém demarcando diferenças com a adversária. Maria do Rosário planeja aprofundar problemas da cidade e elevar o tom das críticas à atual gestão Eleição municipal

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