terça-feira, 7 de maio de 2024


Prefeitura pede evacuação de Menino Deus e Cidade Baixa

A prefeitura de Porto Alegre pediu, no início da tarde de ontem, que moradores dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus saíssem imediatamente de suas casas. Uma casa de bombas próxima à Rótula das Cuias foi desligada, o que fez a água avançar rapidamente pelas ruas desses bairros. "Busquem local seguro nas casas de familiares ou nossos abrigos temporários", dizia o aviso.

- Se as pessoas que moram na Cidade Baixa têm condições de sair, então acho que esse é o caminho natural - disse o prefeito Sebastião Melo em entrevista coletiva no fim da tarde.

As casas de bombas permitem que a água da chuva vinda de redes de esgotos e canais seja drenada para o rio. Com a desativação das estruturas, a água para as redes e ocorre o transbordamento de canais e bocas de lobo espalhadas pelas vias.

Choques

Segundo a CEEE Equatorial, o desligamento da energia elétrica na região foi necessária porque havia relatos de choque em pessoas em contato com as instalações.

- Equipes estão realizando análises para manobras necessárias para resolver essa situação e ter condições de religar as bombas. O prazo depende de conseguirmos realizar o isolamento dessas estruturas - disse Riberto Barbanera, presidente da CEEE Equatorial, à Rádio Gaúcha.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Obras do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae), Marco Faccin, a área mais crítica da região Cidade Baixa seria entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua João Alfredo. Já no Menino Deus, a área mais crítica seria a região da Avenida Praia de Belas.

Das 23 casas de bombas que integram o sistema, apenas quatro estavam funcionando ontem. Algumas foram inundadas, enquanto em outras a Equatorial precisou desligar a energia por prevenção. Na coletiva, Melo afirmou que as casas de bombas só podem ser religadas se a água baixar:

- Não dá para dizer se nós vamos ligar hoje (ontem), daqui a 10 minutos e qual delas vamos religar. Todas que puderem ser religadas com segurança, nós não vamos esperar nem um minuto.

Movimentação

A movimentação de moradores deixando a região provocou engarrafamento e confusão nas ruas dos bairro. Na Cidade Baixa, vias como Lima e Silva e João Pessoa ficaram lotadas de pessoas tentando deixar a região.

Cerca de duas horas após o aviso da prefeitura, o alagamento já havia tomada ruas em direção ao bairro Azenha, como Erico Verissimo e Prof. Freitas e Castro.

O Teatro Renascença, na Erico Verissimo, para onde eram levados desabrigados para realização de triagem, foi evacuado. 

Nenhum comentário: