terça-feira, 10 de março de 2020


10 DE MARÇO DE 2020
RBS BRASÍLIA

Chegou a hora dos bombeiros



Depois de Jair Bolsonaro colocar lenha na fogueira, chegou a hora de os bombeiros virarem protagonistas. Diante do agravamento da situação econômica mundial, com a disputa do petróleo, os efeitos do coronavírus e a queda nas bolsas de valores, o ministro da Economia, Paulo Guedes, começou a semana falando em serenidade e foco nas reformas. Em sintonia, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou em seriedade e diálogo. Com o mercado mundial em convulsão, o Brasil precisa deixar claro que está disposto a fazer o dever de casa. 

Isso significa encarar mudanças estruturais, colocar em prática políticas efetivas de crescimento e indicar que há, ao menos, estabilidade política nesta parte do mundo. Se depender dos generais que tomam conta do quarto andar do Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro também vai baixar o tom. O grande problema é que a militância gosta e se alimenta do clima de animosidade. Mas o cenário internacional mudou e a crise é séria demais para o Brasil continuar com a falsa brincadeira de mocinho e bandido. Guedes e Maia já se deram conta disso e também já reconhecem que precisam ir além das reformas.

Rainha da sucata

Não estão sendo fáceis os primeiros dias de Regina Duarte à frente da Secretaria de Cultura. Depois de uma equilibrada entrevista ao Fantástico, ela apanhou pelas redes sociais do general Luiz Ramos, ministro da Secretaria de Governo, e do presidente da Fundação Cultural Zumbi dos Palmares, Sérgio Camargo. Na Esplanada, já começaram as apostas: quanto tempo ela aguenta?

Primeiro passo

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) receberá hoje da Secretaria Nacional de Portos o primeiro documento na tentativa de consolidar o Porto Meridional, em Arroio do Sal. Ainda é preciso uma licença do Ibama e a outorga da Agência de Transportes Aquaviários (Antaq).

CAROLINA BAHIA

Nenhum comentário: