sexta-feira, 27 de março de 2020


27 DE MARÇO DE 2020
INFORME ESPECIAL

Sem volta às aulas nas UFRGS

Não há motivos científicos para que não se postergue o recomeço das aulas, diz o reitor de UFRGS, Rui Oppermann. A universidade havia interrompido as atividades de ensino até 5 de abril, mas nova data deve ser divulgada em breve. O reitor descarta, por enquanto, a suspensão do semestre devido ao coronavírus.

– Pretendemos voltar antes disso – garantiu.

Sem aulas, a UFRGS trabalha em várias frentes de prevenção e combate à pandemia.

De ações de solidariedade junto a comunidades carentes, coordenada pela Coordenadoria da Saúde, à fabricação de equipamentos de proteção individual e álcool gel, o envolvimento na UFRGS é total.

Ajuda

O HPS da Capital tem uma fundação apta a receber doações de equipamentos ou dinheiro. Informações: 51-32897699 ou fundacao@hps.prefpoa.com.br

O vírus é liberal ou comunista?

Centralidade, legitimidade democrática, alcance nacional e autoridade legal. Só um Estado forte consegue. E, sem isso, situações de crise e de emergência, como essa do coronavírus, ficam ainda mais difíceis de enfrentar. Durante as últimas décadas, o debate se perdeu em uma confusão semântica. Tamanho é diferente de força.

Então, governos de esquerda incharam suas estruturas, interferindo em áreas onde não deveriam estar. E os de direita, por vezes, se encolheram demais, abrindo mão da presença efetiva em setores onde deveriam estar.

A atuação do Ministério da Saúde e do SUS, agora, são o respiro de esperança do Brasil. Há inúmeras iniciativas privadas que passam por doações e pesquisas, mas só um Estado forte é capaz de articular ações com uma visão apropriada para o momento.

Pode ser que, em breve, inventem algum algoritmo ou que a inteligência artificial ocupe espaços de decisão e ação. Mesmo assim, alguém vai precisar estabelecer regras e fiscalizar – nem que seja um governo virtual.

O falso dilema entre liberdade do indivíduo e interesse coletivo foi uma das primeiras vítimas do coronavírus. Não há solução sem equilíbrio entre os dois.

Saúde pública

Atual diretora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Clausell ganhou a eleição e prosseguirá no cargo por, pelo menos, mais dois anos. Nadine venceu nas três esferas da disputa: docentes, alunos e servidores. A votação foi virtual, para evitar aglomerações. O resultado saiu na noite de quarta-feira.

O outro candidato, o ex-diretor do HPS Amarilio Macedo, ressalta a contribuição democrática da campanha e deseja à vencedora sucesso nos desafios futuros.

O Clínicas é um dos hospitais de referência no combate ao coronavírus no Estado.

Vida que segue

Um louvável esforço de normalidade. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) manteve o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o mais importante do país nessa área.

Serão selecionadas e reconhecidas 12 ações públicas e privadas. Mais detalhes: iphan.gov.br

Embarque

A rodoviária de Porto Alegre vai começar a vender passagens por telefone. A aquisição dos bilhetes pode ser feita pelo telefone (51) 3210-0101, que também é WhatsApp.

A passagem é enviada por PDF. O usuário precisa imprimir e apresentar no momento do embarque.

Nenhum comentário: