terça-feira, 31 de março de 2020


31 DE MARÇO DE 2020
CHAMOU A ATENÇÃO

As 11 regras do Twitter


A decisão do Twitter de excluir duas postagens da conta do presidente Jair Bolsonaro foi baseada em princípios recentemente definidos pela rede social diante da pandemia de coronavírus. Segundo a plataforma, o presidente violou as regras ao fazer duas publicações que o mostravam circulando e conversando com comerciantes no domingo em Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal (DF), contrariando as recomendações de isolamento social do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao comentar o caso de Bolsonaro, o Twitter citou condutas que podem atentar "contra informações de saúde pública", o que poderia "colocar as pessoas em maior risco de transmitir covid-19". Foi a primeira vez que a plataforma deletou postagens do presidente, que tem 6,3 milhões de seguidores. Apesar de ter apagado duas publicações, uma terceira, do mesmo dia e que mostrava Bolsonaro no meio de aglomerações em Ceilândia, também no DF, foi mantida no ar. O Twitter não explicou quais critérios usou para definir o que deveria sair e o que poderia ficar.

As regras do Twitter estão em um blog de atualização contínua. A plataforma definiu 11 critérios que podem levar perfis a terem conteúdos removidos. Embora não tenha comentado, é possível que a rede social tenha excluído as postagens do presidente com base no primeiro item: "Negação das recomendações de autoridades de saúde locais ou globais para diminuir a possível exposição ao covid-19 com a intenção de influenciar as pessoas a agir contra as orientações recomendadas". Ontem, Bolsonaro foi questionado sobre a decisão do Twitter, mas respondeu que não iria discutir por se tratar de "uma empresa particular".

Nenhum comentário: