sexta-feira, 20 de março de 2020


20 DE MARÇO DE 2020
ARTIGOS

O ANO EM QUE A TERRA PAROU

2020 será o ano que mudará a Terra para sempre (espero). Mesmo os países ricos têm dificuldades para o enfrentamento desse brutal inimigo. A população do planeta aumentou, a densidade demográfica cresceu, a pobreza e a ignorância aumentaram. Isso facilita a disseminação de rivais da raça humana, como esse novo vírus.

Nossa sociedade precisa estar preparada, como nunca antes, para a guerra. O embate chegou. Peguem as armas. Nesse caso, não combateremos ou mataremos seres humanos. Esse vírus, codinome Sars-CoV2 (agente infiltrado entre humanos), é especializado em nós, na nossa raça. Infelizmente, sua velocidade de multiplicação é, no mínimo, cem vezes maior. O que quer dizer isso? Nós, seres humanos, não o conhecemos e somos, até prova em contrário, todos suscetíveis. Além disso, a transmissão é mais fácil do que a do vírus da gripe. Ou seja, uma catástrofe está chegando entre nós. Precisamos de todos.

Ainda não temos imunidade, tratamento ou vacina. Precisaremos da nossa eterna solidariedade. Colaboração até entre inimigos humanos. A hora de nos unirmos chegou (infelizmente, com pelo menos um metro de distância). A Terra parou e continuará parada por algum tempo. Somos produtos da evolução e da seleção natural da espécie. Temos de mudar diante desse novo desafio. Temos de nos sacrificar para que a vida siga.

Para isso, temos de estar unidos. Mas não numa noite de panelaços. Apesar da estrutura um pouco rígida, o Ministério da Saúde do Brasil tem se mostrado proativo e com extrema boa vontade.

Por favor, o inimigo não tem preconceito, ignora sexo, raça e classe. Para esse coronavírus, o alvo é ser humano. Devemos nos manter unidos, na maior harmonia possível, para ficarmos fortes. Nosso amanhã está cheio de incertezas. Precisamos estar juntos para que nosso planeta sobreviva. E, quem sabe, em mais harmonia e união (minha esperança).

Chefe do serviço de infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre eduardo.sprinz@gmail.com
EDUARDO SPRINZ

Nenhum comentário: