sábado, 3 de julho de 2010



03 de julho de 2010 | N° 16385
PAULO SANT’ANA


Fim da Era Dunga

Do Twitter: restaram um Dunga, 11 sonecas e 190 milhões de zangados.

Não é hora de bater no Dunga. A hora de bater nele era quando ganhou a Copa América e a Copa das Confederações.

Então eu bati.

O Lauro Quadros, no Sala de Redação de ontem, disse: “Agora vão aparecer os oportunistas que criticarão Dunga, inclusive por não ter levado Ganso e Neimar”.

A que horas o Lauro queria que os oportunistas aparecessem? Quando o Dunga fosse campeão da Copa?

Eu sempre disse que lugar de agente funerário aparecer é no necrotério e no hospital.

Quem disse que Dunga errou por não ter convocado Ganso e Neimar tem de cobrar agora. Eu disse, eu cobro.

O Wianey Carlet disse ontem no Sala de Redação, explicando as razões sobre a derrota brasileira: “Não apareceram novos e excelentes jogadores brasileiros nos últimos quatro anos”.

Mas como? E Ganso e Neimar não foram as mais luminosas promessas que apareceram nos últimos anos?

Só o Dunga e o Wianey não viram!

Apareceram os culpados pela derrota brasileira, expostos à crucificação em todas as praças: o goleiro Julio César e o volante Felipe Melo.

Achei que o goleiro, no primeiro gol holandês, saiu para socar a bola e encontrou pela frente o corpo do Felipe Melo, que o obstruiu. Por sua vez, Felipe Melo atrapalhou Julio César.

E achei criminosa a agressão de Felipe Melo sobre Robben. O jogador brasileiro, com o holandês caído, pisou sobre a coxa do adversário, parecendo ter sido industriado a isso com a finalidade de inutilizar para a partida um dos dois maiores jogadores holandeses.

Caiu por terra a minha previsão de que o Brasil seria campeão. Eu me baseava naquele Brasil do primeiro tempo. Mas futebol tem dois tempos e o Brasil do segundo tempo não merecia nem ter ido às oitavas.

Por sinal, foi o Brasil que caiu tanto no segundo tempo, como todo mundo está dizendo, ou foi a Holanda que cresceu tanto?

Isso não dá para avaliar.

Há uma outra profecia minha que continua valendo cada vez mais: a de que o campeão mundial terá as letras a e r, conjuntamente, no nome.

Acontece que a Alemanha, em inglês, é Germany.

E a Holanda, em holandês, é Nederland.

Uruguai, Argentina e Paraguai já têm a e r ao natural.

O mais dramático, o mais terrível e o mais pungente para nós, brasileiros, é que Dunga colocou-nos agora no brete de termos de torcer pela Argentina.

Fuerza, Argentina!

Loco Abreu é o Grêmio na Copa.

Será mesmo o fim da Era Dunga?

Nenhum comentário: