sábado, 7 de fevereiro de 2009


tamar Melo | itamar.melo@zerohora.com.br

Aluno x professor: por que o respeito acabou?

Indisciplina e o desrespeito à autoridade do professor são questões centrais nas escolas brasileiras

Um tema situado à margem do ensino tornou-se uma das questões centrais para a escola brasileira. Disseminadas nas redes pública e privada, a indisciplina e o desrespeito à autoridade do professor conflagram salas de aula, descambam em agressões graves e inviabilizam as atividades escolares.

O clima de conflito deu visibilidade inédita ao assunto. Ele acaba de chegar ao horário nobre da TV, por meio da novela Caminho das Índias, trama das oito da Rede Globo.

O apelo que o tema assumiu também pode ser medido pela repercussão da crônica "Quadro-Negro" (clique para ler o texto), de Cláudia Laitano. Publicado em Zero Hora, o texto sobre o enfrentamento em sala de aula motivou uma enxurrada de e-mails.

A novela e a crônica refletem uma realidade que se integrou ao dia-a-dia dos mestres. Responsável por uma turma de 1ª série e vice-diretora da Escola Estadual Engenheiro Rodolfo Ahrons, de Porto Alegre, a professora Zila Teresinha Campos Farias foi agredida verbal e fisicamente por uma criança de 11 anos no ano passado.

Ao tentar apartar uma briga, foi ofendida e recebeu chutes, tapas e socos. Não pôde aplicar punição.

Nenhum comentário: