terça-feira, 3 de junho de 2025



03 de Junho de 2025
INFORME ESPECIAL - Vitor Netto

Um mapa das bacias do Estado

Deputados gaúchos lançarão, no sábado, um mapa que apresenta 25 bacias hidrográficas do Estado, detalhando sua rede de rios, arroios, lagos e lagoas, com informações técnicas sobre cada uma delas, as políticas existentes e os instrumentos de gestão das águas que compõem o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

A elaboração do Mapa das Bacias Hidrográficas do RS é coordenada pelo deputado estadual Miguel Rossetto (PT), presidente da Frente Parlamentar das Águas, e pelo deputado federal Bohn Gass (PT), que preside a Frente Parlamentar Nacional em Defesa das Bacias Hidrográficas Brasileiras. O objetivo é informar a população e os parlamentares sobre o tema e fomentar o debate sobre conservação, promovendo a gestão sustentável da água.

- Precisamos disseminar ações de proteção e de manejo adequado dos recursos hídricos, pois teremos de nos adaptar a cenários dos eventos climáticos. Um planejamento cuidadoso do uso da água é essencial - explicou Rossetto.

Para o parlamentar, o projeto fortalecerá a conexão com os comitês de bacia, formados por representantes da sociedade civil, poder público e setor produtivo. Além da entrega do mapa, são planejados encontros para ampliar o diálogo. Já o deputado federal alerta para a necessidade de o Congresso debater pautas ambientais:

- A Frente Parlamentar nasce com esse objetivo: dar ao Congresso o sentido da urgência no combate à crise climática, especialmente no que se refere à proteção das águas - afirmou Bohn Gass.

O Mapa das Bacias Hidrográficas do RS contou com dados do Grupo de Gestão e Planejamento em Recursos Hídricos (Gespla) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. O lançamento ocorre às 10h de sábado, na Feira Ecológica da Redenção, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. 

Mapa das Bacias Hidrográficas do RS

1. Bacia do Lago Guaíba

Cidade sede:Porto Alegre

2. Bacia do Rio Gravataí

Cidade: Gravataí

2. Bacia do Rio dos Sinos

Cidade: São Leopoldo

4. Bacia do Rio Caí

Cidade: Montenegro

5. Bacia do Rio Taquari-Antas

Cidade: Caxias do Sul

6. Bacia do Alto Jacuí

Cidade: Carazinho

7. Bacia do Rio Vacacaí/Vacacaí-Mirim

Cidade: Santa Maria

8. Bacia do Baixo Jacuí

Cidade: Cachoeira do Sul

9. Bacia do Rio Pardo

Cidade: Santa Cruz do Sul

10. Bacia dos rios Apuaê-Inhandava

Cidade: Vacaria

11. Bacia do Rio Passo Fundo

Cidade: Passo Fundo

12. Bacia do Rio da Várzea

Cidade: Frederico Westphalen

13. Bacia do Rio Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo

Cidade: Santa Rosa

14. Bacia do Rio Ijuí

Cidade: Santo Ângelo

15. Bacia do Rio Piratinim

Cidade: São Luiz Gonzaga

16. Bacia dos rios Butuí-Icamaquã

Cidade: São Borja

17. Bacia do Rio Ibicuí

Cidade: Manoel Viana

18. Bacia do Rio Quaraí

Cidade: Uruguaiana

19. Bacia do Rio Santa Maria

Cidade: Rosário do Sul

20. Bacia do Rio Negro

Cidade: Bagé

21. Bacia do Rio Mampituba

Cidade: Torres

22. Bacia do Rio Tramandaí

Cidade: Tramandaí

23. Bacia do Litoral Médio

Cidade: Palmares do Sul

24. Bacia do Rio Camaquã

Cidade: Camaquã

25. Bacia da Lagoa Mirim - Canal São Gonçalo

Cidade: Pelotas

Ativistas do Greenpeace roubam estátua de Macron

Ativistas do Greenpeace roubaram uma estátua de cera do presidente francês, Emmanuel Macron, do popular Museu Grévin para colocá-la em frente à embaixada da Rússia como protesto ontem em Paris.

Os manifestantes colocaram a figura junto a um cartaz com a frase "A Ucrânia queima, o negócio continua" para protestar contra as importações de gás e fertilizantes russos.

O diretor-geral do Greenpeace na França, Jean-François Julliard, disse que Macron conta com duplo discurso: apoia a Ucrânia e estimula empresas francesas a manter relações comerciais com a Rússia.

Horas antes, três ativistas entraram no museu fingindo que eram turistas e, após colocarem roupas de funcionários, levaram a peça. A estátua é avaliada em R$ 228 mil. _

Cientistas e ambientalistas se uniram ontem ao Movimento em Defesa do Litoral Norte Gaúcho para o lançamento do Fórum Contra o Porto de Arroio do Sal.

Capital terá drive-thru de descarte de eletrônicos Porto Alegre realiza, no sábado, mais uma edição do drive-thru para descarte de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos. A ação ocorrerá no Parque Moinhos de Vento (Parcão), das 10h às 17h.

Serão aceitos diversos tipos de aparelhos, e uma equipe da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) estará disponível no local para orientar a população sobre o descarte correto.

Além disso, os participantes poderão realizar a logística reversa de produtos Tramontina, incluindo panelas, utensílios domésticos, materiais elétricos e ferramentas. A ação reforça o compromisso ambiental da marca com a destinação adequada de seus produtos. _

Produtos que podem ser depositados

Celulares.

Fones.

Geladeiras.

Máquinas de lavar.

Televisores.

Aparelhos de ar condicionado.

Secadores.

Batedeiras.

Fogões.

Micro-ondas.

Equipamentos de informática.

Rádios.

Videogames e consoles.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: