quarta-feira, 25 de junho de 2025



25/06/2025 - 07h30min
Leandro Staudt

Colecionadores gaúchos recriam carros clássicos de marca italiana

Veículos serão expostos em Porto Alegre

Boulevard Laçador / Divulgação

Recriação do Disco Volante C52 1900.

Boulevard Laçador / Divulgação

Carros icônicos da marca italiana Alfa Romeo foram recriados por dois colecionadores gaúchos. Edgar Bortolini e Wanderley Natali montaram os automóveis Disco Volante C52 1900, de 1952, e o Disco Volante Fianchi Stretti, de 1953. Utilizando as mesmas técnicas e padrões da época, eles fizeram as duas maravilhas ao longo de seis anos.  

Na década de 1950, a Alfa Romeo projetou os carros para corridas. Nunca foram modelos em série. O primeiro apresentava instabilidade quando atingia alta velocidade, por volta de 200 km/h, por isso foi fabricado o segundo carro, aperfeiçoado. O novo modelo foi chamado de Disco Volante Fianchi Stretti, indicando um "quadril estreito". 

Os dois colecionadores recriaram os veículos do zero, baseados em extensa pesquisa e em contato com o Museu Storico Alfa Romeo, em Milão, na Itália.

— Somos engenheiros e apaixonados por Alfa Romeo. Coletamos coisas em todo o mundo e mandamos fazer peças artesanalmente. Nós desenvolvemos uma cadeia de artesãos que usaram técnicas derivadas da aviação da Segunda Guerra Mundial — explica Bortolini. 

Os projetos, concluídos recentemente, celebram os 115 anos da marca italiana. Os veículos foram fabricados de forma simultânea. 

Os dois carros nunca rodaram em ruas ou pistas de corrida, apenas nas oficinas. Quando são transportados em caminhões, ficam protegidos por capas. Pela primeira vez, serão apresentados ao público.

Eduardo Scaravaglione / Divulgação Boulevard Laçador

Veículos serão expostos em frente ao avião Douglas DC-3, no Boulevard Laçador.

Eduardo Scaravaglione / Divulgação Boulevard Laçador

Exposição

Nos dias 27 e 28 de junho, o Veteran Car Club do Brasil - RS realiza exposição gratuita no Boulevard Laçador, em Porto Alegre. Os visitantes poderão ver de perto os dois carros, que ficarão expostos no pátio do shopping, em frente ao avião Douglas DC-3.

O cenário da exposição é simbólico. Em 1952, o primeiro modelo do Disco Volante foi levado em um avião DC-3 de Milão para o Salão Internacional do Automóvel de Nova York. 

Além das duas recriações, também estará em exposição um original de outro clássico da marca, o mini caminhão Alfa Romeo A12.

Nenhum comentário: