segunda-feira, 2 de junho de 2025


02 de Junho de 2025
FINS DE SEMANA

Atendimento em postos de saúde da Capital é ampliado

Quatorze unidades estarão abertas aos sábados e cinco também aos domingos e feriado de Corpus Christi. Meta da secretaria municipal é desafogar serviços de urgência e emergência, aumentar a cobertura vacinal e reforçar assistência para doenças respiratórias e dengue

unidades que funcionarão aos finais de semana e feriados

Somente aos sábados

Passo das Pedras I: Av. Gomes de Carvalho, 510 (Passo das Pedras).

Ramos: Rua K esquina Rua R C, S/N - Vila Nova Santa Rosa (Rubem Berta).

Farrapos: Paróquia Santíssima Trindade - na Rua José Luiz Perez Garcia, 5, com acesso pela Rua Bambas da Orgia (Farrapos).

Chácara da Fumaça: Rua Martim Félix Berta, 2.432 (Mário Quintana).

Panorama: Rua Rômulo da Silva Pinheiro, s/n, parada 16 (Lomba do Pinheiro).

Tristeza: Av. Wenceslau Escobar, 2.442 (Tristeza).

Lami: Rua Nova Olinda, 202 (Lami).

Modelo - Av. Jerônimo de Ornelas, 55 (Santana).

Primeiro de Maio: Av. Professor Oscar Pereira, 6199 (Cascata).

Sábados, domingos e feriado

Assis Brasil: Av. Assis Brasil, 6.615 (Sarandi).

São Carlos: Av. Bento Gonçalves, 6.670 (Agronomia).

Bom Jesus: Rua Bom Jesus, 410 (Bom Jesus).

José Mauro Ceratti Lopes: Estr. João Antônio da Silveira, 3.300 (Restinga).

Moab Caldas: Av. Moab Caldas, 400 (Santa Tereza).

Conforme Vânia Frantz, diretora da atenção primária à saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a experiência de abertura dos postos nos últimos dois anos na Operação Inverno, na Capital, mostrou que algumas unidades, mais periféricas, acabam não tendo movimento aos domingos. Por isso, nove vão funcionar somente aos sábados (confira quadro ao lado).

O objetivo da SMS é reforçar o atendimento para doenças respiratórias e dengue, a fim de desafogar serviços de urgência e emergência. E também ampliar a cobertura vacinal, que segue abaixo do esperado, principalmente no público infantil.

A ampliação dos dias de funcionamento das unidades de saúde compreenderá a assistência qualificada para casos de menor complexidade, agilizando diagnósticos e tratamentos. As unidades também poderão aplicar as vacinas do calendário, com ênfase para a da gripe, mas sem deixar de contemplar a imunização contra a covid-19.

- As pessoas que tiveram agravamento e morreram não estavam vacinadas. Temos foco em dois grupos, o infantil, de seis meses a cinco anos, e os idosos. O público infantil está com menos de 30% de vacinação e nos preocupa por ser um grupo que precisa ser levado, então, é necessário conscientizar os responsáveis. Temos 22 Estados em emergência, não é uma situação só do RS - disse Vânia.

Ontem, já começou a funcionar o atendimento em cinco postos do grupo de 14: Assis Brasil, São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes e Moab Caldas. O atendimento especial aos finais de semana ocorrerá até agosto.

Também segue com atendimento diário, incluindo aos finais de semana, das 8h às 20h30min, a tenda para casos de dengue, localizada junto ao Stok Center (Avenida Manoel Elias, 901 - bairro Passo das Pedras).

Superlotação

Da mesma forma, todas as emergências de unidades de pronto atendimento apresentavam excesso de pacientes. O pior caso era na Moacyr Scliar, que tinha lotação de 265%. Havia vagas apenas na área de saúde mental do posto do IAPI. _

Colaborou Isabella Sander

Adriana Irion

Nenhum comentário: