terça-feira, 17 de março de 2020



17 DE MARÇO DE 2020
CARPINEJAR

Filhos são imprevisíveis

De onde vem o nosso déficit de atenção? Por que não conseguimos somente almoçar ou jantar e temos que estar vendo e fazendo outra coisa ao mesmo tempo?

Por que fracassamos ao conversar 10 minutos olhando nos olhos, e já deslizamos o olhar para o celular a fim de verificar se não perdemos nada do mundo?

Por que não passeamos com o rosto livre do cronômetro e da hora de voltar?

São problemas oriundos de nossa criação, dos atalhos da educação. Do erro de acreditar que a criança precisa ser distraída para vencer as atividades mais elementares.

Desde a infância, passa-se a ideia de que comer, tomar banho, vestir-se, arrumar o quarto e dormir são atividades maçantes e exigem entretenimento e diversão.

Os pais não aguentam a contrariedade, o grito, a manha e se entregam a elaborar passatempos para seus pequenos.

Realizam chantagens e trocas involuntárias para que eles fiquem quietos por valiosos momentos.

Só perceberemos lá adiante, mas o silêncio custa muito caro, trazendo distorções de fruição e forçando ausências e apagões na vida adulta.

É compreensível que os pais tenham pressa de sair para o trabalho. Ou que queiram uma trégua em lugares públicos. Porém o grave risco é de retardar a independência do filho.

Dá mais trabalho e demanda paciência deixar tudo ser feito sozinho. Papinha voará ao chão com a motricidade em formação, haverá gargalhadas infantis pela repetição da desobediência, pois meninos e meninas não compreendem que a bagunça não é engraçada e pensam que estão agradando.

Criar filhos exige tempo, perder tempo dentro da rotina apertada de obrigações. Não é uma tarefa previsível. Já deve contar com os atrasos e os escândalos.

Se o filho só come mexendo em joguinhos ou assistindo a desenhos no celular, tem alguma coisa errada. Jamais vai descobrir o sabor e a textura dos alimentos. Jamais vai festejar a sua própria independência.

Se o filho depende de alguém brincando ou cantando em sua frente para trocar de roupa e se lavar e ir descansar, tem alguma coisa errada. Jamais vai gostar de se virar sozinho e assumir as suas responsabilidades.

Os pais são reféns de suas crianças. E elas aprendem a fugir do cativeiro pelo resto de seus dias.

CARPINEJAR

Nenhum comentário: