>
07 DE MARÇO DE 2020
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
"Mulheres podem decidir por suas vidas"
Foi durante as pesquisas de doutorado, ao estudar um novo modelo de educação para gestores no Brasil e no Canadá, que a empresária Soraia Schutel, 39 anos, natural de Florianópolis e moradora de Porto Alegre, identificou que o desenvolvimento sustentável requer liderança feminina. E foi essa constatação que a fez identificar-se ainda mais com a causa das mulheres.
Para não deixar a tese apenas nas prateleiras virtuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como costuma dizer, criou a Sonata Leadership Academy, uma escola para lideranças que promete ser uma alternativa ao sistema tradicional de educação.
Metade das pessoas que procuram a instituição são do sexo feminino: executivas, profissionais liberais, empresárias, pessoas em transição de carreira:
- As mulheres que nos procuram sentem uma inquietude. Mesmo que tenham atingido já um sucesso de carreira ou financeiro, sabem que podem fazer algo a mais. É quase um chamado metafísico, vinculado à busca de autorrealização, como identificado pelo psicólogo humanista Abraham Maslow.
Por isso, a escola desenvolveu dois programas específicos para mulheres. Um deles tem três módulos imersivos em São Paulo, que aprofundam aspectos integrais da líder feminina do nosso tempo: equilíbrio entre vida pessoal e profissional, maternidade e carreira, autoestima, empreendedorismo e estilos de liderança mais femininos. Tudo é feito por meio do autoconhecimento, de visitas a empresas, de cases com personagens que atingiram sucesso integral em suas vidas, associando experiências artísticas e culturais.
Transformação
O outro programa é uma imersão exclusiva para mulheres na França, onde entendem por que os franceses tiveram tantas mentes extraordinárias ao longo dos séculos, como Joana D?Arc, Marie Curie, Piaf, Chanel, Veuve Cliquot.
Para Soraia, ainda há muito caminho a ser trilhado quando falamos de independência:
- Só precisamos do tempo para a transformação, assim como de qualquer mudança cultural. O advento das leis do século passado permitiu acesso e liberdade de escolha, como ter direito a herança, votar, trabalhar e estudar, trazendo uma mudança como nunca vista. Mulheres podem decidir por suas vidas. Não precisam mais ser produto de troca em negociações matrimoniais familiares. Podem escolher qual profissão ter.
A empreendedora vê nas escolhas de carreira da avó materna, professora e única filha a estudar, e da mãe, médica, o início da própria trajetória profissional. Aos 13 anos, começou a estudar francês. Três anos depois, foi morar na Bélgica para fazer um intercâmbio e acabou se tornando poliglota e cidadã do mundo. No retorno ao Brasil, ingressou na faculdade de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dando início à carreira no mundo da gestão. Apaixonada por compreender o ser humano, ao mesmo tempo, passou a estudar as áreas da psicologia e da filosofia.
Soraia fundou a primeira empresa aos 22 anos. Vendia passagens aéreas e organizava viagens internacionais. Na sequência, trabalhou em consultoria, passou por organizações internacionais, ONGs e empresas dos setores de educação executiva. Aos 28 anos, tornou-se professora universitária, e foi onde se descobriu educadora. Ao longo dos anos, passou por experiências educacionais em diferentes partes do mundo (Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Bélgica, Rússia e China).
Nenhum comentário:
Postar um comentário