sábado, 29 de fevereiro de 2020



29 DE FEVEREIRO DE 2020
ANO BISSEXTO

A cada quatro anos, um aniversário

A mãe de Angélica Gusmão de Freitas, 44 anos, sabia que daria à luz entre fevereiro e março, mas não podia adivinhar que seria no dia mais raro do calendário. A probabilidade de um bebê nascer em 29 de fevereiro é de uma em 1.461. A consequência é só poder celebrar no dia certo de quatro em quatro anos, em anos bissextos - como neste sábado.

Parece um infortúnio, que qualquer um faria questão de evitar - e nenhum dos hospitais de Porto Alegre contatados por Zero Hora tinha cesarianas marcadas para o dia. Mas Angélica adora. Torceu para que seu filho nascesse na mesma data, o que acabou não ocorrendo.

- Acho um privilégio, porque tenho três dias de aniversário. Já digo para as pessoas: "me parabenizem no dia 28 e no 1º". Ganho o dobro de abraços. E, quando tem dia 29, é ainda mais especial.

A historiadora Caroline Fernandes, 37 anos, pensa parecido. Além de sempre ter conversa, ela pode escolher em qual dia vai celebrar.

Neste ano, mesmo em viagem a trabalho, em São Paulo, a porto- alegrense está certa de que vai sair com amigos para comemorar o 29 de fevereiro.

- Já que demorou tanto, né?!

Descoberta

No caso da bancária Carina Fauri, que está fazendo 40 anos, seus documentos foram feitos com a data do dia 1º, em Putinga, no Vale do Taquari, sua cidade natal. Ela só descobriu que nasceu no dia 29 quando adolescente.

- Achei estranho, fiquei chateada. Acho que tinham de ter registrado no dia correto.

Isso ocorria bastante, mas não é mais permitido. Quem nasce em 29 de fevereiro deve ser registrado com o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo, com informações como dia, mês, ano, hora e município de nascimento.

Carina tem ainda outra reclamação:

- Acho que deveria ganhar dois presentes.

No final de semana, a bancária quer ir para Gramado, celebrar com a filha em um parque de neve artificial. A menina também fará aniversário no começo do mês.

- Ela vai fazer oito anos e eu, 10 - ri Carina.

Por coincidência, neste dia 29, o auxiliar de almoxarifado Alex do Nascimento Brum vai fazer 29 anos. Tecnicamente.

- Escuto piadinhas dizendo que eu sou uma criança ainda.

Zoeiras à parte, nascer no dia 29 pode trazer coisas muito boas para quem acredita na numerologia. Para a astróloga Moara Steinke, essas pessoas costumam ter uma ligação muito forte com a espiritualidade.

- Quem nasce nesse dia vai receber muita energia para o seu desenvolvimento.

JÉSSICA REBECA WEBER

Nenhum comentário: