sábado, 22 de fevereiro de 2020



22 DE FEVEREIRO DE 2020
LYA LUFT

Perguntas, respostas

Há tempos tentei começar um livro onde só faria perguntas, umas boas, outras insidiosas, outras ainda enigmáticas demais para serem respondidas.

Desisti logo, não lembro por quê. Hoje retomei algumas aqui, para que a gente se divirta um pouco no meio de tantas notícias aflitivas, alarmantes, deprimentes ou doidas.

Pois a vida anda séria demais, e o Carnaval nos dá a ilusão de sermos um povo rico e feliz, e essas ilusões podem ser perigosas. Então, aqui, meu divertimento pequeno e inocente, quem sabe bobo. Típicas perguntas com que, criança ou adolescentezinha, eu atormentava minha mãe e divertia meu pai.

- Aonde vão meus pensamentos quando não estou pensando neles?

- De onde surgiram as palavras, como, quando, por quê? A gente não poderia se comunicar com grunhidos ou rosnados, como alguns bichos?

- Por que povos diferentes falam línguas diferentes?

- Por que povos diferentes têm traços diferentes, cor de pele, formato de olhos, jeito de cabelo, alguns dons a mais e outras fragilidades também?

- Se faço algo errado quando ninguém vê, continua sendo errado?

- Por que existe o mal no mundo?

- Se o homem é o rei da natureza, por que não fazer o que queremos com ela?

- Ganhar muito dinheiro pode fazer mal à pessoa?

- O poder corrompe? Como e o que quer dizer isso?

- Por que existem pessoas boas e outras más? Ou somos todos maus e alguns disfarçam melhor?

- Preconceito existe porque temos medo do diferente, de outra raça, outra cor, outros costumes - então é ignorância, ou um pouco de maldade também?

- Por que algumas palavras são consideradas ruins, como chamar alguém de negro, ou de colono, se ele é mesmo - como se fosse uma coisa feia?

- Por que algumas pessoas querem sempre ser as melhores, mais bonitas, e mandar nas outras?

- Por que mesmo quando a gente se ama, como numa família ou num casamento, às vezes é tão difícil, ou chato?

- Por que temos de educar as crianças?

- Por que antigamente nem se falava em sexo e hoje quase todo mundo fala e faz sem constrangimento? Sexo é bom, afinal, ou feio? Perigoso?

- Por que temos de morrer? Se ninguém morresse, haveria gente demais no mundo e ninguém mais ia poder nascer?

- Para onde vão as pessoas quando morrem?

- Será que morrer é como nascer de outro jeito, num outro mundo, de repente estamos ali e temos de começar tudo outra vez?

- E por que não sabemos disso agora, pra gente não sofrer tanto?

- E por que ninguém me dá as respostas que eu queria?

LYA LUFT

Nenhum comentário: