sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020


21 DE FEVEREIRO DE 2020
DAVID COIMBRA

O menino que ia ficar cego


Quando meu filho Bernardo se queixa da vida, que até os meninos às vezes se queixam da vida, repito a história de uma palestra que fiz, em novembro de 2012, para crianças surdas. É estranho você dizer que falou para surdos, mas foi exatamente o que aconteceu. Eu falava e a professora Andréia Didó traduzia para a linguagem dos sinais. Para mim foi um evento proveitoso, porque aprendi bastante com eles, certamente mais do que eles comigo.

Mas o que sempre conto ao meu filho é a história de um daqueles alunos em especial, um menino que havia nascido com uma síndrome incurável. Por causa da doença, ele fora abandonado pelos pais ao nascer. Com dois anos e oito meses, um casal o adotou e passou a cuidar dele. Na crônica que escrevi a respeito, no dia posterior à palestra, relatei o seguinte:

"Era um garotinho muito inteligente, muito vivaz, muito participativo. Estava instalado na primeira fila, fazia perguntas e, quando soube que eu ia falar de pé, fez questão de pegar a cadeira que fora reservada para mim, só porque era onde deveria sentar-me. Gostei de imediato daquele menino tão espirituoso.

No final do encontro, ao ser acompanhado pela professora pelo pátio da escola, fiz algumas perguntas sobre ele. Soube, então, que o menino é portador de uma síndrome e que está ficando cego. A missão da professora é ensinar-lhe o quanto antes a linguagem dos sinais e o alfabeto, para que ele possa reconhecê-los pelo tato.

Cego, surdo e, por consequência, mudo. Meu Deus. Pensei nas minhas aflições e senti vergonha.

Na saída, com o coração apertado, insisti:

- Mas a cegueira é irreversível? Não tem cura? Não há nada que se possa fazer?

- Não tem... - disse a professora. - A família já tentou tudo.

Ela abriu o portão e eu o cruzei. Da calçada, fiz uma última pergunta:

- Como ele é no dia a dia?

A professora sorriu e deu a última resposta:

- É um menino muito feliz.

Fui embora, deixando, ao pé do portão de ferro, um pedaço de mim".

O que quero dizer para o Bernardo com essa história, obviamente, é que você é quem torna os seus problemas fáceis ou difíceis. E que, mais do que isso, alguns problemas nem problemas são: são meros obstáculos, que você contorna ou evita ou passa por cima.

Agora, troca a tela.

Outro dia, estava fazendo um lanche com o meu filho em um shopping de Porto Alegre e um homem veio falar comigo. Apresentou-se como Alessandro Castro, pai do João Vitor, o menino sobre quem escrevi há oito anos.

- Ah, aquela história que tu sempre conta! - exclamou o Bernardo.

Fiquei feliz de conhecê-lo. Ali estava um homem que havia adotado uma criança surda, com outros sérios problemas de saúde e que, segundo os médicos, ficaria cega. Ao lembrar disso, hesitei um pouco antes de perguntar, mas perguntei:

- Como está o João?

- Está muito bem! - respondeu o pai. Vacilei mais um instante. E arrematei:

- Ele? ficou cego?

- Não! A visão é limitada, mas ele se vira. Passou por vários tratamentos e, para a surpresa dos médicos, respondeu bem. Gosta de praticar esportes, está no segundo ano do Ensino Médio e quer fazer Educação Física.

Tive vontade de abraçar aquele pai herói. Cumprimentei-o pelo sucesso e disse que aquela novidade havia iluminado o meu dia, o que é a límpida verdade. Quando ele se foi, meu filho comentou:

- Que bom que o menino está bem. Acho que a alegria o ajudou a se curar. Concordei. Era exatamente isso. A alegria cura.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: