sábado, 21 de setembro de 2019


21 DE SETEMBRO DE 2019
CLAUDIA TAJES

Chupim de glória alheia

Meu pai dizia que o verdadeiro puxa-saco vive à espera da ocasião certa para se manifestar. E uma oportunidade de ouro é sempre o natalício, vulgo aniversário, de alguém que a gente admira. Jamais chegarei à perfeição de um colega de trabalho que, certa vez, escreveu no cartão que acompanhava o presente do nosso chefe: hoje é o dia mais feliz da minha vida. Mas já que Luis Fernando Verissimo, o melhor de todos, completa mais um ano no próximo dia 26, aí vão algumas frases e trechos da grande obra dele - pinçadas sem muita pesquisa, porque tudo é bom mesmo. Quando LFV diz que fazer aniversário, depois de uma certa idade, é temerário, deve se referir também a essas homenagens de fã. Nada que freie o ímpeto de um verdadeiro puxa-saco.

***

"Há quem diga que, em breve, a única atividade exclusivamente masculina no mundo será a de drag queen."

***

"Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data."

***

"A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte final."

***

"Uma boa festa de aniversário deve ter no mínimo 20 crianças, sendo uma de colo, que chora o tempo todo, e uma maior do que as outras, chamada Eurico, que bate nas menores e acabará mordida pelo cachorro, para a secreta satisfação de todos."

***

"Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo."

***

"Mort. Ed Mort. Detetive particular. É o que se lê na porta do meu escri (o "tório" eu subloco) numa galeria de Copacabana. Divido meu espaço com 17 baratas e um ratão albino. O ratão às vezes desaparece, mas sempre volta, por isso eu o chamo de Voltaire. Minhas frases são curtas como o cano do meu 38. O 38 está empenhado, mas ninguém saca um tíquete de casa de penhores do bolso com a minha rapidez. Mort. Ed Mort."

***

"Quando os zagueiros David Luiz e Dante finalmente se conheceram, se apertaram as mãos ("muito prazer", "muito prazer", "precisamos nos encontrar"), já estava 5 x 0 para a Alemanha."

***

"A baleia é um mamífero que preferiu continuar no mar. Quer dizer, é uma sentimental."

***

"Ao nascer, ninguém tem a cara de ninguém. Aliás, os dois ou três dias depois do nascimento são os únicos dias da vida em que a nossa cara é só nossa."

***

"O Brasil é governado por uma minoria esmagadora."

***

"Sempre que ouço falar em inconsciente coletivo penso em um ônibus desgovernado."

***

"Mães, como se sabe, formam uma irmandade fechada com ramificações internacionais. Como a máfia. As mães também oferecem proteção e ameaçam os que se rebelam contra elas com punições terríveis que vão da castração simbólica à chantagem sentimental. Pior que a máfia, que só joga as pessoas no rio com um pouco de cimento em volta."

***

"Você sabe que acabou a adolescência dos filhos quando os seus vexames, em vez de envergonhá-los, começam a enternecê-los. Você passou de herói a embaraço e está terminando como figura."

***

"O único humanista autêntico é o canibal. Seu amor pela humanidade é o mesmo amor que temos por um bife, e é sincero."

***

"Eu acho que na cama vale tudo, menos legumes. Já perdi a namorada porque disse que o meu limite era o pepino."

***

"Só entendo de comida da boca para dentro."

***

"Temos que confiar no amanhã. A não ser que descubram alguma coisa contra ele durante a noite."

***

"Todo mundo tem amor-próprio, se bem que nem sempre seja correspondido."

***

"A bossa-nova é o samba destilado."

***

"Conhece-te a ti mesmo, mas não fique íntimo."

***

"O que eu gostaria de ter feito, e não fiz, é ter completado 20 anos ontem."

CLAUDIA TAJES

Nenhum comentário: