quinta-feira, 12 de setembro de 2019



12 DE SETEMBRO DE 2019
L.F VERISSIMO

Atrás do Queiroz

Mort. Ed Mort. Detetive particular. É o que se lê na porta do meu escri (o "tório" eu subloco) numa galeria de Copacabana. Divido meu espaço com 17 baratas e um ratão albino. O ratão às vezes desaparece, mas sempre volta, por isso eu o chamo de Voltaire. Minhas frases são curtas como o cano do meu 38. O 38 está empenhado, mas ninguém saca um tíquete de casa de penhores do bolso com a minha rapidez. Mort. Ed Mort.

A Patricia Pillar e eu estávamos tendo uma conversa agradável, sobre a Lua e os ministros, como diria o Machado de Assis, quando o ruído de alguém abrindo a porta me acordou. Entrou um homem. Odeio quando isso acontece. Pelo penteado, alguém do governo. Terceiro escalão, mas com vista para o mar. Perguntou:

- Mort? Ed Mort?

- Não - respondi. - Gianecchini. Reynaldo Gianecchini.

- Mas na porta está escrito...

- É parte do meu disfarce. O que você quer, já que interrompeu minha sesta?

- Você ouviu falar no Queiroz?

- Queiroz o Desaparecido? Sim.

- Queremos que você o procure. Estamos dispostos a lhe pagar o que for preciso para procurar o Queiroz. Contrate quem você quiser. Busquem em toda parte. Armários, bueiros, canos, porões, matagais, o Brasil de ponta a ponta. Subam todos os morros. Queremos mostrar para a nação que estamos empenhados em encontrar o Queiroz, e não em escondê-lo para que não conte tudo o que sabe, como dizem.

- E o que fazemos com o Queiroz quando o encontrarmos? - perguntei, caprichando no pronome dada a solenidade do momento.

- Quem falou em encontrar? Queremos que procurem o Queiroz, e façam isto com bastante barulho, não que o encontrem. Pela sua reputação, ninguém é mais indicado para não encontrar o Queiroz do que você, Mort. A pátria precisa das suas trapalhadas.

Olhei em volta para ver se o Voltaire estava registrando aquilo. Trapalhadas, ahn? Decidi não só não aceitar o que me ofereciam em dólares para não encontrar o Queiroz como começar uma investigação séria sobre quem mandou matar Marielle, para saberem com quem estavam lidando. Assim que terminasse a sesta.

L.F. VERISSIMO

Nenhum comentário: