quarta-feira, 18 de setembro de 2019


18 DE SETEMBRO DE 2019
CRISE DO RS

Modelo de negócio é alvo de críticas


A venda das ações ordinárias da Banrisul está longe de ser unanimidade. Presidente do banco estatal durante o governo Yeda Crusius (PSDB), em 2010, Mateus Bandeira é um dos principais críticos do caminho escolhido pelo governo Eduardo Leite.

Ex-candidato ao Piratini em 2018, ele ingressou com ação popular na 4ª Vara da Fazenda Pública, em Porto Alegre, pedindo a suspensão da operação, por considerá-la prejudicial ao erário. Em um primeiro momento, a liminar chegou a ser acatada, mas dias mais tarde foi derrubada. O mérito do processo, no entanto, ainda não foi julgado.

Favorável à privatização do banco, Bandeira recorre a uma série de fatores para criticar a estratégia de venda dos papéis em etapas, iniciada ainda no mandato de José Ivo Sartori (MDB).

Entre os questionamentos, estão o fato de o governo utilizar uma fonte finita de recursos para cobrir despesas comuns e a relação entre valor patrimonial e preço da ação dos últimos leilões de papéis do Banrisul abaixo da média dos bancos públicos negociados desde os anos 1990. Para Bandeira, caso o controle do banco fosse passado à iniciativa privada de uma só vez, o prêmio pago pelas ações seria maior, podendo render até R$ 3 bilhões a mais aos cofres do Estado.

- É uma estupidez a realização dessa operação. Só tem um propósito: arrecadar dinheiro para cumprir a promessa de campanha (de Leite) de colocar os salários em dia. Mas, lá na frente, vai voltar a atrasar - argumenta Bandeira.

Apesar de ser crítico ao uso de patrimônio para abater dívidas relacionadas a despesa e custeio, algo que avalia como um negócio ruim, o economista especializado em finanças públicas Darcy Carvalho dos Santos avalia que o Estado não tem alternativas imediatas para solucionar o problema de caixa. Neste contexto, a receita oriunda dos papéis do banco seria um "quebra-galho".

- O Estado sempre criou muita despesa além da capacidade e chegou a um ponto que não tem solução. Talvez a venda das ações seja um mau necessário - pondera Santos.

Depois de realizar a transação, o Banrisul tem até o dia 25 para divulgar o comunicado de encerramento da oferta.

Nenhum comentário: