sábado, 21 de setembro de 2019



21 DE SETEMBRO DE 2019
MÁRIO CORSO

Amparando os mais velhos

Philip Roth escreveu no livro Homem Comum: "A velhice não é uma batalha, a velhice é um massacre (?) acontece quando você está mais fraco e mais impossibilitado de enfrentar a luta como antes". Os velhos lúcidos odeiam a expressão "melhor idade" por ser um eufemismo vazio. Melhor idade para tomar remédios, brincam.

Existe dignidade no envelhecimento, podemos levar uma boa vida, mas, que é um massacre, é um massacre. Isso não impede de ser a melhor fase para alguns, quando uma serenidade invade o espírito e fica-se em paz com o destino. Mas a verdade é que dia a dia perdemos nossas capacidades, e esse é o golpe a que Roth refere.

Muitas vezes, o cérebro está bem, mas o corpo não responde como antes. Há um acervo de dores de ontem e de hoje que se alternam em incomodar e limitar. Existe até a piada: se você acordar um dia e não sentir dor nenhuma, alerta, pode ser que você esteja morto!

Mas nem sempre o cérebro está melhor do que a carroceria. O envelhecimento pode ser desparelho, com alguns órgãos mais velhos que outros, e quando a cabeça colapsa é o pior dos danos. O fato é que na velhice precisamos de ajuda, e aqui começa o drama: muitos não aceitam ser ajudados.

Danos cerebrais senis produzem perda cognitiva ou desequilíbrio emocional. Esse adoecimento liquida com a autocrítica necessária para reconhecer a impotência e tolerar cuidados. Sim, trata-se de tolerar. Mesmo que a família acolha a fragilidade do seu idoso com respeito, nem por isso ele gostará de voltar à dependência infantil. É de perda de poder que se trata. Pior, da inversão de poder: tornam-se filhos dos filhos, e pode ocorrer que estes aproveitem para serem autoritários, tomando gosto pela virada do jogo.

Os que compreendem e aceitam ajuda são uma minoria. Na maioria, não fica claro se negam a limitação para negar a idade, ou negam a idade para negar a limitação. Os cuidadores trabalham dobrado, além de ajudar, terão que convencer seus velhos da necessidade das providências que tomam. Feito uma canoa em que o mais necessitado da viagem rema ao contrário.

Eu os entendo, é duro precisar dos outros. É um inferno perder a autonomia. Essa teimosia guarda um orgulho de quem não dava satisfação para ninguém e era forte para remar. A negação é por seguir tentando serem úteis. Não querem a aposentadoria das responsabilidades. Não querem abrir mão de ser o pilar, que já não são. Para esses, aceitar amparo é passar recibo da impotência.

Na contramão dessa dignidade reivindicada, temos os velhos que se tornam bebês. Num narcisismo tardio, só olham para si. Dos outros, cobram os cuidados do passado e vão aprofundando com gozo suas incapacidades.

Resta lembrar ao leitor que estiver nas lides com seus longevos pais ou parentes: ali adiante seremos nós. Será que vamos de bom grado aceitar ajuda?

MÁRIO CORSO

Nenhum comentário: