segunda-feira, 16 de setembro de 2019


16 DE SETEMBRO DE 2019
PORTUGAL

Fortunati embarca para mestrado

O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati embarca hoje para Lisboa, em Portugal. Ele vai cursar mestrado em Ciência Política e viver uma vida sem luxo ao longo de um ano. Por meio de um aplicativo voltado a estudantes, alugou um estúdio de 19 metros quadrados - quase metade do tamanho de uma quitinete. Com 1m98cm, o ocupante do Paço Municipal entre 2010 e 2016 se mostra empolgado em reviver a rotina de universitário.

- Se eu deitar reto, vou ter de dormir com os pés para fora da porta - brinca o ex-prefeito reconhecido pela grande altura, dando risada.

A apenas 10 minutos a pé do Instituto Universitário de Lisboa, Fortunati pretende passar mais tempo no campus e nas quadras de esportes da instituição do que em sua casa. O mestrando muda de tom, porém, ao resumir as razões pelas quais preferiu deixar a Capital, o Estado e o país para se aprimorar:

- No Brasil, infelizmente, hoje vivemos essa dicotomia exacerbada, que apanha também a academia, em que tu és "Lula Livre" ou bolsonarista. Isso apequena a reflexão e o aprendizado. Por isso, busquei uma instituição conhecida na área e onde não há essa intolerância que tomou conta do Brasil.

O novo universitário afirma que se despede temporariamente da cidade onde foi prefeito com um sentimento misto, que combina a alegria de voltar a estudar com a "nostalgia" provocada por deixar mulher Regina Becker e amigos. Atualmente sem partido, o ex-prefeito considera que sua gestão não é avaliada com justiça - principalmente em razão das críticas pela demora em concluir as obras da Copa.

- Me sinto injustiçado. Havia investimento inicial de R$ 140 milhões, que transformei em investimentos de R$ 888 milhões. Apesar da crise, tomamos iniciativas ousadas como a busca de recursos para as fases 1 e 3 da orla. Muito das obras de asfaltamento da atual gestão vem desse financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Nenhum comentário: