sábado, 28 de setembro de 2019


28 DE SETEMBRO DE 2019
ARTIGOS

O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

As diretrizes curriculares nacionais para o novo Ensino Médio apresentam o empreendedorismo como um dos eixos de trabalho pelo qual as instituições de ensino poderão optar. Encontramos muitas definições sobre o conceito de empreender e uma delas destaca que "empreender é decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar; travessia arriscada". Esse conceito básico encontra consonância com o perfil do jovem contemporâneo que busca, cada vez mais, sentido para estar na escola.

Apresentar o empreendedorismo como um eixo curricular abre a possibilidade de que haja o desenvolvimento do estudante para atuar neste mundo em constantes transformações, pois permite a expansão de sua formação em diferentes competências e habilidades, entre as quais destaco a criatividade, a autogestão, a tolerância à frustração, a persistência e a resiliência. Desse modo, a criatividade deve ser desenvolvida e exercitada, sendo a escola um dos espaços abertos para que o jovem vivencie essa experiência.

A autogestão é uma das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e refere-se ao controle de impulsos e gerenciamento de metas pessoais. No momento em que falamos em empreender, estamos resgatando um princípio fundamental da educação, que implica a reflexão sobre a realidade, tendo em vista que, para "realizar tarefas difíceis", é necessário conhecer o ambiente e projetar soluções para os problemas enfrentados.

A persistência, em tal sentido, é uma habilidade importante no momento em que, por meio dela, temos clareza de aonde queremos chegar. Além disso, essa competência se conecta à necessidade de desenvolvermos pessoas resilientes, que tenham capacidade de lidar com situações adversas, superando obstáculos e reagindo positivamente a eles. Muitas, enfim, são as possibilidades de abordagem do eixo empreendedorismo nas escolas.

Certamente, após vivenciarem experiências significativas na educação básica relacionadas ao tema, esses jovens poderão impulsionar de maneira mais segura seus projetos de vida, destacando-se independentemente da área em que desejarem atuar.

MARÍCIA FERRI

Nenhum comentário: