20 DE MARÇO DE 2024
INFORME ESPECIAL
O bacalhau da Tânia Carvalho
Diva da TV e leitora diária desta coluna, Tânia Carvalho (foto) é a estrela da campanha de Páscoa do Zaffari, ao lado de Diogo, seu filho, um dos criadores da plataforma Destemperados, e do neto Francisco. Os três participam do projeto Cozinha Pocket, partilhando receitas de família na data (incluindo um bacalhau à Brás de lamber os beiços). Os vídeos já estão no canal da marca no YouTube. É só acessar.
A volta de "Carmen", de Bizet
Depois do sucesso no Theatro São Pedro em 2023 (com ingressos esgotados em 24 horasa!), a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) volta ao palco mais tradicional do Estado com Carmen, o célebre espetáculo de Georges Bizet. Serão duas récitas, em 6 e 7 de abril, com a estonteante Camila Umpiérrez (foto) como protagonista.
Carmen estreou em Paris, em 1875, e se tornou a primeira ópera realista da história. A obra virou um clássico depois de escandalizar as primeiras plateias por mostrar a "vida como ela é". Por aqui, a ambientação original de Sevilha no século 19 é trazida aos dias atuais. Vai por mim: vale muito!
Além destas exibições, a Cors vem com tudo em 2024, com óperas inéditas - inclusive para o público infantil - e excursões pelo interior do Estado, sempre com espetáculos legendados para facilitar o entendimento e valores acessíveis.
À frente da Cors, Flávio Leite tem se notabilizado na missão de formar novos públicos e tirar a ópera "do pedestal", considerada por muitos uma arte inacessível ou elitizada. Não é à toa que, a cada novo espetáculo, os teatros lotam.
Mais global do que nunca
De hoje até sexta-feira, desembarcam em Porto Alegre os principais nomes da tecnologia e da inovação no mundo. A nova edição do South Summit no Brasil será a mais internacional de todas, com uma profusão de palestrantes, empreendedores e investidores de diferentes partes do planeta.
Do Exterior, serão 114 speakers (que falarão ao público), representantes de 40 fundos de investimentos e startups de mais de 80 países. Oitenta!
Já ouvi pessoas desdenhando do evento: "Ah, é fechado", "é caro", "é para poucos".
O South Summit não é uma feira comum. Também não é um congresso ou simpósio como estamos acostumados a ver. É um fórum de tecnologia e inovação voltado, principalmente, para quem quer fechar negócios. E estamos falando de transações milionárias.
É justamente isso que dá ao evento o diferencial capaz de atrair gente com grana e tutano para uma cidade periférica, no extremo sul da América Latina, distante dos grandes centros e do "norte global". Em resumo, é uma vitrine e tanto.
Porto Alegre, o Rio Grande do Sul e o país só têm a ganhar com a visibilidade e as oportunidades que se abrem. Isso sem falar na importância para o turismo e a economia locais.
Serão 24 mil pessoas circulando na região. Os visitantes de fora não irão se limitar ao Cais Mauá: vão conhecer a Capital e a Serra, se hospedar na rede hoteleira, consumir nos bares, restaurantes e lojas, visitar pontos turísticos e, depois, é claro, contar tudo o que viram.
Só gente sem visão pode desprezar uma iniciativa dessas. Que venha mais um South Summit Brazil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário