quarta-feira, 31 de maio de 2023


31 DE MAIO DE 2023
SISTEMA PENAL

Mais um pavilhão do antigo Central vira pó

Mais um pavilhão do emblemático Presídio Central de Porto Alegre virou pó. Depois de uma semana de trabalho, a derrubada da galeria F foi concluída ontem. Após a limpeza de entulhos, prevista para os próximos dias, o local dará espaço à nova estrutura que já vem sendo erguida e deve ser entregue em setembro de 2023.

Retrato do caos no sistema carcerário, o Central já foi considerado o pior presídio do país. Com as novas instalações, o governo pretende deixar esse cenário no passado. Para iniciar a derrubada do F, foram transferidos 529 presos, nos dias 11 e 15 de maio. No dia 23, a demolição foi iniciada. Apenas dois pavilhões seguem em pé, o A, já esvaziado, e o B, que ainda abriga apenados. Os dois ainda serão demolidos.

No espaço desses três prédios, serão construídos seis módulos com 1.320 vagas, que se somam aos três já prontos. As nove galerias vão comportar 1.884 presos, em uma área construída de 14 mil metros quadrados.

A demolição do presídio já era debatida por governos havia mais de 10 anos, e virou uma das principais promessas da atual gestão no campo da segurança. A obra começou em julho de 2022, em um investimento de R$ 116,7 milhões. O trabalho é feito pela Verdi Sistemas Construtivos.

"Marco"

Para o titular da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana, a entrega de um novo Central é um "marco" para o RS e representa o compromisso da gestão com a ressocialização de detentos.

- Com essa entrega, nós faremos história, vamos apagar um passado que foi vergonhoso para toda a sociedade do RS. Vamos transformar um lugar de degradação, que não tinha a mínima condição de tratar o ser humano com a dignidade que merece, em um modelo de presídio. Isso tudo para que possamos ressocializar as pessoas privadas de liberdade, oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e, ao mesmo, dar mais segurança à sociedade - diz.

BRUNA VIESSERI

Nenhum comentário: