22 DE MAIO DE 2023
VIAGEM
O exemplo da educação, de Passo Fundo a Barcelona
Até onde a educação pode levar? Para cinco estudantes da rede municipal de Passo Fundo, o destino estava separado por um oceano, a mais de 10 mil quilômetros: Barcelona, na Espanha.
A viagem para a primeira Cidade Educadora do mundo é resultado de um projeto educacional da prefeitura do município. Os alunos viajaram com a missão de apresentar os projetos educacionais desenvolvidos na cidade do norte do Estado e conhecer o trabalho das escolas catalãs.
Barcelona é a sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). A entidade fundada em 1994 incentiva projetos em quase 500 municípios ao redor do mundo, entre eles Passo Fundo. A cidade espanhola é pioneira na missão de educar para além da sala de aula, incentivando programas, utilizando espaços públicos e envolvendo a comunidade. "A educação começa na infância, mas nunca termina e jamais se reduz a formação laboral ou profissional", explica a Carta das Cidades Educadoras, documento que orienta o trabalho.
Acompanhados por um familiar e um professor da escola em que estuda, Esthefani Simões, Luane Freitas Ruas, Mateus Felipe Bellini da Luz, Mei Lyn Chaves Choy e Sabrina Schmitz dos Santos ficaram seis dias em viagem. O grupo visitou escolas, centros de formação, museus, espaços públicos e projetos locais.
Os estudantes apresentaram cinco programas e iniciativas de Passo Fundo no âmbito de Cidades Educadoras. Para a secretária geral da AICE, Marina Canals Ramoneda, o trabalho deve integrar a comunidade por meio do ensino:
- É uma educação que acontece em torno da educação não formal, em espaços informais. Falar de educação se referindo só a escola seria um erro, seria como falar de saúde se referindo só a hospital. A saúde é muito mais, é prevenção, vida saudável, exercício, e o mesmo acontece com a educação - reitera Marina.
Integração
Na Escola Mercè Rodoreda, o grupo teve contato com programas que integram a instituição e o bairro em que ela está instalada. Nos fins de semana, a estrutura fica à disposição da comunidade. Os alunos ainda visitaram institutos de inovação e tecnologia e espaços de conscientização ambiental:
- Eles diminuíram os espaços para os automóveis, fecharam cruzamentos, fizeram praças e construíram espaços para pedestres. Aqui as pessoas são o foco, é muito diferente, uma ótima ideia - comenta Luane Freitas Ruas, em visita ao projeto Superilles.
Dentre as atividades realizadas no intercâmbio, a visitação à Plaça de Los Glories demonstrou, na prática, o funcionamento de um espaço integrado com a comunidade que oferece jogos, livros e espaço de recreação ao público. O secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Teixeira, que acompanhou a missão, comenta a iniciativa:
- Passo Fundo tem criado espaços similares, para ofertar cultura à população. O Largo Pirovano Zanatta se aproxima desse espaço, em que as pessoas podem pegar jogos e trazer sua família para viver a cidade fora de casa. A grande questão é o nível de inclusão das atividades. A diferença que temos é que tudo é muito mais simples aqui, do ponto de vista de execução, é algo que podemos fazer na nossa cidade sem dúvida nenhuma.
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