20/05/2023 - 09h00min
Atualizada em 20/05/2023 - 09h00min
Egressas avaliam como a graduação pode ser um lugar de experimentação
Intercâmbio e projetos em conexão com o mercado podem garantir experiências únicas, segundo as ex-alunas
A diversidade de experiências que uma graduação pode trazer envolve, na maioria das vezes, situações que vão além da estrutura da instituição escolhida. As possibilidades de troca são tão importantes em um currículo quanto um bom laboratório para exercitar na prática a teoria aprendida em sala de aula. Garantir o contato com profissionais que possuam experiência acadêmica e de mercado, viagens de estudo e a relação com diferentes realidades e culturas são pontos a serem levados em consideração nesta etapa da formação profissional.
É buscando aproximar cada vez mais teoria e prática que a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) aposta em experiências além da sala de aula durante a jornada de formação de seus alunos. O currículo de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) é um exemplo: durante o curso, o aluno pode realizar uma viagem internacional de estudos.
Francesca Dal Ben concluiu o curso em setembro do ano passado e estudou por um semestre na Universidade Autônoma de Barcelona, momento que ela considera como um dos mais desafiadores e maravilhosos de sua graduação.
– Acredito que essa oportunidade de morar em outro lugar, com uma cultura diferente da nossa, é uma das possibilidades mais bacanas que o curso proporciona. Por causa dos desafios como uma estudante estrangeira, pude desenvolver várias habilidades como a resolução de problemas, maior resiliência e inteligência emocional. O poder que um intercâmbio tem em transformar e ensinar sobre a vida é surpreendente. Esses seis meses me possibilitaram construir uma nova visão de mundo e uma nova visão de mim mesma – conta a administradora.
Francesca destaca que as múltiplas propostas encontradas no curso foram importantes para que ela pudesse experimentar diferentes áreas de atuação, além do desenvolvimento da pesquisa científica, de estágios observatórios, de visitas técnicas e do desenvolvimento de projetos sociais. Além dos seis meses na Espanha, ela teve a oportunidade de participar de um workshop sobre empreendedorismo no Peru.
Você pode conferir os mais de 70 cursos de graduação oferecidos pela Unisinos no site da instituição
– Acredito que a estrutura do curso me possibilitou desenvolver várias habilidades e competências. Pude me conectar com várias empresas e empreendedores, conhecer profundamente sobre o mundo da inovação, aprender na prática com professores incríveis e descobrir o mundo da sustentabilidade, no qual atuo como profissional hoje – revela Francesca.
Empreender e estudar
Fabiane Kuhn, egressa da Ciência da Computação da Unisinos, é um exemplo de que uma experiência dentro da graduação pode gerar frutos e relações importantes mesmo após o término do curso. Criadora da Raks Tecnologia Agrícola, startup incubada no Tecnosinos, o Parque Tecnológico de São Leopoldo, a estudante afirma que a criação do empreendimento surgiu dentro de um projeto de pesquisa, quando cursava o Ensino Médio em uma escola técnica. Mas, foi somente durante a graduação que a ideia virou realidade como um produto vencedor do Prêmio Rouser, promovido pela Unisinos.
– Em 2017, eu e meus colegas Guilherme de Oliveira Ramos e Vinicius Muller Silveira abrimos a Raks. Eu fiz toda a minha graduação trabalhando na minha própria empresa, que fica dentro da universidade. Já entrei no curso de Ciência da Computação dentro dessa linha de empreendedorismo – relembra Fabiane.
Por tratar-se de uma empresa tecnológica, o desenvolvimento da Raks aconteceu em paralelo a formação da empresária, ajudando em vários aspectos técnicos e humanos.
– Cursar Ciência da Computação na Unisinos me auxiliou no conhecimento de programação e gestão de projetos para desenvolver nossa plataforma. Também foi muito importante na construção de relações e de contatos. Hoje, temos na nossa equipe uma colega de graduação que trabalha conosco. Essa conexão com profissionais e professores permite que a gente desenvolva outros aspectos pessoais, como a comunicação, algo que no ambiente profissional faz toda a diferença – avalia.
Para quem já pretende iniciar uma graduação ainda em 2023, a Unisinos está com inscrições abertas para o seu processo seletivo. No site da instituição é possível conhecer mais sobre os diversos cursos oferecidos e ainda verificar as possibilidades de financiamento da mensalidade, em que parte dos juros são pagos pela própria universidade.
Fique sabendo de todas as novidades pelo perfil do Instagram da Unisinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário