UFRGS: AO LADO DO RS E DO BRASIL
Hoje, iniciamos mais um semestre na UFRGS. Um novo ciclo desde a retomada das atividades presenciais, um ano atrás, em que nossos milhares de estudantes, professores e servidores puderam se reencontrar - e sem descuidar das questões sanitárias, que acompanhamos com uma comissão permanente.
Esse retorno foi mais uma conquista, que se soma a outras tantas de 2022, numa gestão pautada pela eficiência, excelência, espírito democrático e busca ativa de novas parcerias. Exemplo da Aliança pela Inovação, renovada por mais cinco anos com a Unisinos e a PUCRS. Iniciativa que ampliamos com uma aliança semelhante na Serra e que, em breve, chegará à fronteira com o Uruguai.
Cumprindo com a missão de representação e buscando novos avanços para a UFRGS e o país - e apesar das dificuldades com alguns conselhos internos -, firmamos 15 novos convênios de mobilidade internacional e tivemos 29 encontros com instituições estrangeiras.
Inauguramos ainda o novo prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde e a primeira usina solar da UFRGS, no Campus Litoral Norte, que terá, em breve, um parque de inovação. Iniciamos um inédito programa de formação, o Saúde com Agente, em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias municipais. Mais de 200 mil alunos receberão seu diploma para atuarem como agentes comunitários em quase todas as cidades do país.
Em que pese às difíceis restrições orçamentárias, não deixamos de atender a comunidade acadêmica: temos o maior investimento de recursos de uma federal para a assistência estudantil, com R$ 34,9 milhões em verbas de custeio e do Plano Nacional de Assistência Estudantil.
Resultados concretizados em reconhecimentos: somos a melhor do Brasil no Times Higher Education e no QS World University Rankings, e todos os cursos avaliados no último Enade tiveram conceito máximo.
A UFRGS tem muito a contribuir com a sociedade, seja na formação dos que aqui depositam seus sonhos, seja na cooperação com diversos setores, seja no estímulo à inovação. Com esse espírito, seguiremos em frente, contribuindo com um Rio Grande do Sul e um Brasil melhores para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário