Uma das frentes da Secretaria Estadual de Turismo é vender o RS como cenário para produções cinematográficas, e agora o Estado estará presente em uma produção do catálogo da Star+, plataforma de streaming da Disney. A série Compro Likes, que deve estrear neste segundo semestre, foi gravada em Porto Alegre e no município de Guaíba, na Região Metropolitana. Entre os cenários, pontos conhecidos como a orla do Guaíba, o bairro Moinhos de Vento e a Arena do Grêmio estarão registrados na produção. O complexo criativo Fábrica do Futuro, espaço para criação de materiais audiovisuais, na Capital, também fez parte das gravações.
- Incentivamos as forças de vendas do segmento turístico no RS quando apresentamos nas telas o nosso território em seus melhores ângulos e, adicionando histórias, emoção e interação humana, mostramos o valor da experiência. Tudo isso mexe com as pessoas e, mais ainda, fortalece a marca - afirma o secretário de Turismo, Vilson Covatti.
A série conta a história de um ator fracassado que decide tentar a fama a qualquer custo. A partir disso, ao lado dos seus amigos, ele cria uma vida de mentiras nas redes sociais. A dramaturgia é protagonizada por Fábio Lago e conta com elenco de peso, com Marcos Mion, Ailton Graça, Evandro Mesquita, Giselle Itié e Marcelo Serrado. A direção é do músico e cineasta André Moraes.
Recentemente, uma plataforma de streaming foi criada com a proposta de ampliar e facilitar o acesso ao conteúdo cultural produzido no RS. Com programação 100% local, o Sulflix oferece um catálogo com mais de 500 obras de diversas temáticas e formatos, como filmes, peças de teatro, shows, séries, clipes, programas de culinária, entre outras produções.
Colaborou Raíssa de Avila
A atriz gaúcha Laura Linn, residente em Los Angeles, participa do filme The Getback, que estreia na sexta-feira na plataforma de vídeos sob demanda norte-americana Tubi. É o terceiro longa da atriz porto-alegrense, desta vez nos EUA. O filme de ação tem Theo Rossi como ator principal. Também faz parte do elenco Dermot Mulroney, que atuou em O Casamento de Meu Melhor Amigo.
Iniciativa sustentável
A estudante Alicia Ogliari (foto), 17 anos, propôs uma mudança sustentável para a escola em que estuda, na Capital: substituir o uniforme tradicional, em algodão, por peças feitas de garrafas PET, material reciclável. O desafio foi aceito e a unidade da Capital da Pan American School adotará a ideia em caráter experimental
A proposta foi desenvolvida pela aluna para um projeto pessoal, na conclusão de um programa educacional do International Baccalaureate, instituto reconhecido pelo desenvolvimento pessoal e acadêmico de jovens de todo o mundo em Genebra, na Suíça.
- Esse tema sempre me comoveu. É um caminho que muitas empresas estão de olho - explica Alicia.
As peças serão feitas pela Camiseta Feita de PET, empresa paulista especializada na produção de roupas em tecidos ecológicos. O projeto-piloto vai analisar o interesse e o impacto da venda dessas peças. No futuro, pode nascer uma linha de uniformes sustentáveis.
Tons do outono
O outono é especialmente belo no Rio Grande do Sul, ainda mais na Serra. É quando as folhas de algumas espécies de árvores amarelam e caem. Trata-se de uma espécie de proteção das plantas e uma resposta ao início do período do ano com menor incidência de luz solar. Uma amostra da beleza da estação está na imagem do Garden Park Gramado, empreendimento inaugurado em dezembro e que agora passa pelo seu primeiro outono. Localizado na bucólica Linha 28, tem uma extensa área de natureza com caminhos, trilhas, bosques, jardins e túneis.
Descoberta na micropaleontologia
Estudante de graduação em Geologia, na Unisinos, Bruna Poatskievick (foto), 27 anos, descobriu um novo gênero de microcrinoide. É um parente bem antigo dos atuais lírios-do-mar. Estima-se que o Sergipecrinus reticulatus tenha vivido há 112 milhões de anos. A nova espécie recebeu esse nome por ter sido encontrada em uma rocha vinda de Sergipe.
O achado foi publicado na revista Cretaceous Research, especializada em pesquisas sobre o período Cretáceo (entre 66 milhões e 145 milhões de anos atrás). Foi considerado um fato marcante para a micropaleontologia. Como foram recuperados vários desses indivíduos, foi possível classificar um novo gênero e uma espécie, explica Bruna. A rocha em que foram encontrados foi obtida a partir de uma perfuração de um poço de petróleo em terra. Para identificar e dar nome ao animal, a estudante contou com a ajuda de Andy Gale, professor britânico de Geologia da Universidade de Portsmouth.
- Não é comum estudante de graduação descobrir uma nova espécie, não é comum publicar artigo. Recebo feedbacks de pessoas que acham que estou no doutorado. Quando descobrem que estou na graduação, ficam chocadas - conta a jovem, que, apesar da desvalorização da ciência no país, gostaria de seguir a carreira como pesquisadora.
Lançamento
A escritora belga Margot Vanderstraeten está em Porto Alegre para apresentar e falar sobre seu livro, Mazal Tov - Minha Surpreendente Amizade com uma Família de Judeus Ortodoxos. Foi originalmente escrito em holandês e chega ao Brasil na tradução de Fernando Dourado, pela editora AzuCo. O evento será hoje, às 18h30min, na Biblioteca Pública do Estado.
Pinheiro Machado
Para reforçar e, principalmente, corrigir. Começa hoje, na Assembleia Legislativa, na Capital, exposição com desenhos, pinturas e fotografias sobre os 145 anos de Pinheiro Machado, na Campanha - e não Encruzilhada do Sul, como sugeriu o título da nota publicada na última quinta-feira. A mostra vai até sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário